Prefeitura da Vitória celebra Dia Internacional da Mulher com ações gratuitas na Praça da Matriz

Para celebrar a passagem do Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (08/03), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através de uma ação integrada entre diversas secretarias, promoveu uma jornada recheada de serviços para o público feminino na Praça Dom Luís de Brito, a Praça da Matriz. As atividades tiveram início às 6h da manhã, com o programa Movimenta Vitória, criado com o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos e combater o sedentarismo, e se encerraram às 18h, com as apresentações das artistas Anaíra Mahin e Bia Marinho.

Na grade da programação, foram ofertados atendimentos em saúde, cuidados estéticos, recreações, consultas jurídicas, vacinações, feiras gastronômicas e de artesanatos, roda de diálogos e apresentação do Centro Musical da Vitória (Cemuvi). “Uma oportunidade muito promissora que nós tivemos para mostrar o trabalho que as artesãs vêm fazendo em Vitória, exibindo nossos produtos e gerando uma renda extra”, salientou Cristiane Alves, presidente da Associação de Artesanato MultiArts.

Rosa Santana, secretária executiva da Mulher, aproveitou a oportunidade para, além de agradecer, destacar o trabalho que vem sendo feito pela Casa Lisbela, centro que oferece apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e incentiva a geração de renda. “É momento de enaltecer a grandiosidade do evento, agradecer ao prefeito Paulo Roberto por todo o apoio, e lembrar que a casa está de portas abertas para que as mulheres se sintam acolhidas e protegidas. A mulher que tiver sua liberdade e seus direitos violados, pode nos procurar, na Rua Severino da Costa Gomes, número 39, na antiga Nova Vitória”, disse.

As ações de saúde incluíram também a testagem para Covid-19 e encaminhamentos médicos para outros profissionais do setor, ventosaterapia e auriculoterapia. “São serviços básicos que devem ser realizados na rotina da mulher. Trazer esses atendimentos de forma gratuita para elas tem sido muito gratificante, porque são pessoas que lutam, são guerreiras, que não conseguem muito tempo na rotina para cuidar de si mesmas. Outras ações como essas serão desenvolvidas ao longo do ano”, destacou Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem-Estar da Vitória.

Finalizando o evento, o prefeito do município, Paulo Roberto, elogiou o empenho das secretarias envolvidas e mencionou a importância de assegurar a simbologia da data diariamente. “O dia da mulher é comemorado todo dia, não apenas num dia específico. Vamos continuar com ações para valorizar as mulheres vitorienses, já que em toda a nossa sociedade tivemos guerreiras que marcaram e deixaram seu nome escrito na história. Esperamos e torcemos que muitas outras possam surgir para perpetuar seus legados e que possam demonstrar o seu valor”, destacou o gestor.

Skip to content