Aconteceu no Teatro Silogeu, na manhã desta quinta-feira (26/10), a Conferência Municipal de Educação da Vitória de Santo Antão. Com o tema “Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, o evento buscou debater melhorias para o setor com professores, gestores e estudantes de pedagogia, com ênfase nos próximos dez anos. A proposta é melhorar ainda mais a qualidade do ensino local e atender os parâmetros do PNE.
A conferência, que iniciou com um café da manhã aos presentes, contou também com a palestra de Elisângela Neves, que trouxe uma abordagem sobre a democratização da educação. A palestrante é secretária de Educação da cidade de Palmares, na Mata Sul do Estado, e contribuiu no debate trazendo sua experiência no campo de ensino.
No turno da tarde, em formato virtual, os participantes tiveram os grupos de trabalhos por eixo e a plenária. “Esse momento é muito especial porque é uma oportunidade de fazermos reflexões em relação ao que temos e proposituras para o futuro. Então, a participação de toda a sociedade é fundamental, porque todos nós somos partícipes nesse processo, responsáveis pela educação das nossas crianças e adolescentes. E nós temos que desenhar, projetar o que é de melhor para nossos nossas crianças”, destacou Carmelo Souza, secretário de Educação.