Vitória de Santo Antão passou a ser reconhecida, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a primeira cidade pernambucana Amiga da Pessoa Idosa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), em Brasília. O certificado foi entregue por Cristian Morales, representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.
O reconhecimento consolida uma agenda municipal voltada ao envelhecimento saudável, à promoção da saúde e ao fortalecimento de redes de cuidado. Entre as iniciativas destacadas, estão os grupos de pessoas idosas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), conduzidos pela equipe eMulti e pela Estratégia de Saúde da Família, em parceria com equipamentos sociais dos territórios. As atividades incluem estímulos cognitivos e físicos, passeios terapêuticos, como auriculoterapia e ventosaterapia.
Outro eixo de atuação é a Assistência Itinerante de Saúde em Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs). Uma enfermeira itinerante realiza acompanhamento semanal em cada instituição, orientando profissionais, discutindo casos e articulando encaminhamentos com a rede. No campo intersetorial, o município mantém o Grupo da Melhor Idade, com quatro encontros semanais que reúnem atividades como teatro, dança, crochê e ginástica.
O gestor do município, Paulo Roberto, destacou que o certificado da OMS reforça o trabalho que vem sendo feito para garantir igualdade social e os direitos da terceira idade. “Os jovens de hoje serão os idosos do futuro, por isso, o nosso trabalho é sempre pensando nas futuras gerações, pois queremos uma Vitória desenvolvida num grande ritmo rumo ao ano de dois mil e sessenta. Esse reconhecimento é fruto de uma dedicação de todos que fazem o nosso mandato, nos enchendo de esperança e gratidão”, finalizou..


