Economia

Prefeitura da Vitória de Santo Antão

Indústria – Os empreendimentos de pequeno porte são maioria no município, mas nos últimos anos a cidade tem se destacado como um dos maiores pólos industriais do nordeste brasileiro com a chegada de grandes indústrias: a Kraft Foods do Brasil, segunda maior no segmento de alimentos no Mundo, que produz os Sucos Tang, Fresh e Maguary, Chocolates da Lacta, entre outros; a Sadia, detentora de uma fatia considerável do mercado brasileiro de produtos derivados de animais; a Destilaria JB, grande produtora de álcool e açúcar; ISOESTE, grande fabricante de telhas térmicas do país; PITÚ, conhecida internacionalmente pela aguardente que produz, e que é a principal referência industrial de Vitória de Santo Antão, por sua tradição há mais de 70 anos; a Companhia Industrial de Vidros; Tintas Anjo, recém inaugurada, assim como a empresa alemã MC Balshemie, e outras ainda em fase de construção como Elcomma Computadores, Ventisol Ventiladores, Metalfrio Refrigeradores, entre outras.

Comércio – O comércio de Vitória destaca-se também no ramo automobilístico, com vendas de peças de motos, carros e fabricação de trios elétricos para todo o país. O comércio de Vitória possui um leque em oportunidades e sortimentos para a população, tornando-se praticamente independente da capital pernambucana, devendo ter um grande acréscimo com a chegada do VITÓRIA PARK SHOPPING, único shopping de Pernambuco com hotel integrado e que contará com 3 cinemas e importantes redes de lojas como Marisa, Americanas, Riachuelo, Nagem Informática e outras.

Feira Livre – situada nas ruas adjacentes à Praça Duque de Caxias e da Rua André Vidal de Negreiros e funcionando de segunda a sexta e geralmente com maior movimentação aos sábados, a feira livre de Vitória constitui-se hoje, pela comercialização por profissionais autônomos de artigos de confecção, produtos agrícolas, matérias e utensílios domésticos e artesanato, importante ponto comercial da cidade.
A feira Livre de Vitória é uma das que possuem a maior diversificação de produtos da região, vindo pessoas inclusive de outros municípios circunvizinhos: Gloria do Goitá, Escada, Pombos, para comercializar seus produtos na feira.

Agricultura – Na agricultura: constantemente técnicos e cientistas da UFRPE analisam a agricultura local trazendo novas técnicas de plantio para pequenos agricultores da região.
O destaque no setor são os distritos de Natuba e Pirituba, com o plantio de frutas verduras e hortaliças, abastecendo não só Vitória como também a capital pernambucana e outras regiões. Outro destaque é o Instituto Federal de Pernambuco (Antiga Escola Agrotécnica Federal), que tem como objetivo capacitar a nível técnico jovens não só de Vitória como também de toda a região.
Também merece destaque o plantio de cana de açúcar e a fabricação de álcool e açúcar nas usinas do município.

Fonte: Wikipédia