Em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, estudantes da rede municipal de ensino, professores e a sociedade em geral, participaram na manhã de hoje, 18 de maio, de uma passeata pelas principais ruas da Vitória de Santo Antão. O movimento contou com a participação do Prefeito Aglailson, bem como dos Secretários de Educação e Ação Social.

A mobilização foi uma iniciativa da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação.

Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual, 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9970/00, mobiliza todo o país com o objetivo de promover atividades de conscientização para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. A mobilização é articulada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o apoio do Governo Federal, Estadual, Municipal e de parceiros.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.