O dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente Comunitário de Endemias foi comemorado em Vitória de Santo Antão na manhã desta quinta-feira, 04 de outubro no Vitória Park Shopping, como forma de homenagear os profissionais que atuam de forma fundamental e indispensável nas ações e estratégias da Prefeitura da Vitória de Santo Antão.

Os agentes contribuem para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas da região são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.

Entre as principais funções do agente está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções.