A Prefeitura da Vitória de Santo Antão através das Secretarias Municipais de Educação e, Cultura, Turismo e Esportes proporcionaram nessa quinta-feira (05), uma visita ao Museu Cais do Sertão, no Recife, aos estudantes das Escolas Duque de Caxias e Batalha das Tabocas, ambas localizadas na zona rural do município.

A visita que se estendeu também para o Marco Zero aconteceu em função das comemorações ao mês da criança. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Jarbas Dourado, “a experiência fora da sala de aula tem a finalidade de estimular conhecimentos, bem como possibilita outras vivencias entre os estudantes”, disse.

Museu Cais do Sertão

Um dos mais modernos equipamentos culturais do Brasil, o Cais do Sertão, instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, é um local de convivência, diversão e conhecimento, polo gerador de novas ideias e experiências. Abrigando e reverenciando a obra de Luiz Gonzaga, o grande homenageado do espaço, traz para a beira-mar da capital do estado um pouco do solo rico e generoso da cultura popular do sertão. O museu teve como curadora e diretora de criação a socióloga pernambucana Isa Grinspum Ferraz, também autora do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

O Cais do Sertão utiliza os mais variados e inovadores recursos expositivos e tecnológicos para, em um diálogo entre a tradição e a invenção, proporcionar aos visitantes uma experiência de imersão no belo e sofrido universo sertanejo — origem e fonte de inspiração gonzaguiana — em toda a sua diversidade e complexidade.