A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Agricultura, Educação, Saúde e da Mulher promoveram nesta quinta-feira, 08 de março, uma série de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com diversas atividades dirigidas à mulher vitoriense.

Uma grande mobilização aconteceu na área assistencial oferecendo atendimentos por meio de técnicos do CRAS e CREAS, com orientações e atualização cadastral (CADÚNICO e Bolsa Família), corte de cabelo e manicure, oficina de artesanatos, inscrição para cursos, encaminhamentos para benefícios e emissão de documentos, emissão de carteira municipal de transporte para idosos e pessoa com deficiência e apoio jurídico.

Na saúde, um mutirão de profissionais realizou exames preventivos do útero e da mama, testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites virais, exames de esquistossomose, atividades com práticas integrativas (auriculoterapia, ventosaterapia, ginastica laboral e avaliação nutricional), vacinação, atualização e cadastro do cartão do SUS, pintura natural na barriga das gestantes desenvolvida pelos/as profissionais da APAMI Vitória, além de triagem para exames de catarata pela Fundação Altino Ventura.

Entre outras ações, a secretaria municipal da mulher ofereceu palestras sobre as conquistas sociais, políticas e economia da mulher e violência doméstica (Lei Maria da Penha), bem como trouxe informativos com dicas de proteção e as formas de denunciar a violência contra a mulher. Já a Educação ofertou maquiagem, design de sobrancelhas e recreação infantil para os filhos que vieram acompanhando as mães. Mudas de Ipê Roxo foram distribuídas pela secretaria de agricultura.

As mulheres ainda contaram com café da manhã, lanche saudável e apresentação da Orquestra Sinfônica Jovens da Vitória com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

De acordo com o prefeito Aglailson, nada mais justo que homenagear as mulheres vitorienses com uma série de ações no dia dedicado especialmente para elas, onde várias secretarias municipais estão unidas com um único objetivo, levar assistência e qualidade de vida para todas as mulheres. “Estamos promovendo uma série de atividades voltadas para o público feminino, com dedicação, amor e empenho de todas as secretarias. Estas ações é um reflexo do nosso governo”, finalizou o prefeito.