A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria Municipal de Educação, sediou no último dia 11 de maio, nas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA), o 2° Encontro de Formação, Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação – PME.

A Ação reuniu profissionais da educação de 13 municípios pernambucanos da Mata Centro, uma cidade do Agreste Centro Norte. O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município, que deve ser realizado com a participação do governo e de toda a sociedade civil. É um documento que contém: objetivos, metas e ações proposta a curto, médio e longo prazo, para a educação nos municípios num período de 10 anos. O Plano Municipal de Educação da Vitória de Santo Antão foi instituído pela Lei Municipal N° 4.001 em 22 de Junho de 2015.

Juntos, o governo e sociedade cívil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação analisaram e definiram políticas públicas para educação, através das e metas e das ações, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais e regionais, e superar a descontinuidade do trabalho na educação do município da Vitória de Santo Antão.

Além da representatividade da FAINTVISA, marcaram presença no encontro profissionais da Secretaria de Educação do Governo do Estado, Secretários de Educação Municipais, bem como equipes técnicas dos municípios de: Vitória de Santo Antão, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Camocim de São Felix, Chã de Alegria, Chã Grande, Escada, Glória do Goitá, Gravatá, Pombos, Sairé e São Joaquim do Monte.

Na ocasião o Secretário Municipal de Educação, Jarbas Dourado, conduziu a abertura do evento, dando as boas vindas aos participantes e ressaltando a importância do momento para o contexto educacional do Estado de Pernambuco e do Brasil, aproveitou também a oportunidade para agradecer a parceria com a FAINTVISA, que enquanto uma Instituição de Ensino Superior (IES), é pioneira na formação de profissionais para a área da educação, e é corresponsável em apoiar e estimular ações que a incentivem melhoria dos processos educacionais.