Os alunos da Escola Municipal Manoel Domingos de Melo, na Comunidade do Oiteiro, Zona Rural da Vitória de Santo Antão, estão tendo a oportunidade de trabalhar diversas tecnologias em sala de aula. A iniciativa faz parte do Projeto Inova Escola, que oferece oficinas de Robótica, Programação de Jogos e Produção Multimídia para as Crianças.
O Projeto Inova Escola é uma parceria da Prefeitura Municipal da Vitória de Santo Antão com a Telefônica Vivo, e contempla o uso da tecnologia como suporte de aprendizagem. O projeto ele ainda é acompanhado pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – CESAR, que dá todo suporte de formação e monitoramento das atividades aos professores e alunos da unidade de ensino.
De acordo com Jessica Soatman, Coordenadora Pedagógica da Escola Manoel Domingos. “Devido à solicitação da comunidade surgiu à necessidade de abrir a escola aberta, aonde às crianças tem a oportunidade de vivenciar essas oficias, e os pais poderem acompanhá-las e também participarem do projeto, com aulas de alfabetização e informática todas as terças e quintas-feiras no período da tarde”, destacou.
Para Valéria Bevenuta, mãe de duas crianças participantes do projeto. “É maravilhoso poder acompanhar os filhos, e aprender um pouco mais sobre tecnologia. Foi ótima essa oportunidade da nova gestão”, disse emocionada.
Responsável por ministrar as aulas para às crianças, o professor de Robótica do CESAR, Everton Dias revelou que parte dos materiais trabalhados em sala de aula é reciclável. “Esses materiais podem ser utilizados e reutilizados, uma vez que são facilmente encontrados na comunidade, a partir daí eles sofrem um tratamento para retirada de peças, podendo ser utilizados na construção de robores. Além do trabalho com a robótica, existe um projeto de conscientização junto à comunidade sobre o descarte desses materiais eletrônicos”, garante o professor.
Segundo o Secretário Municipal de Educação Jarbas Dourado, a tecnologia tem ajudado no desempenho dos estudantes, além de ter um complemento social na vida dessas crianças. “Esse é o papel social da escola, inserir essas crianças na sociedade, para serem completos, sendo críticos, e podendo fazer uma análise do que aprendeu na escola e no seu dia-a-dia”, finalizou o secretário.