A Prefeitura da Vitória de Santo Antão através da Secretaria Municipal de Ação Social esteve mobilizada nesta quinta-feira (28), em defesa da recomposição do Orçamento Federal destinado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para o exercício de 2018. De acordo com a proposta Orçamentária enviada pelo Governo Federal ao congresso Nacional para o exercício do próximo ano destinado aos serviços, programas e ao apoio a gestão de 27 unidades da federação e 5.561 municípios brasileiros, haverá redução de 98,05% para a manutenção da atual rede de serviços e programas existentes.
Cerca de 60 municípios pernambucanos, estiveram presentes no ato que aconteceu em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A mobilização que aconteceu também em todo Brasil, teve como objetivo chamar a atenção dos agentes políticos para o compromisso dos investimentos sem interrupção, pois assim os usuários da Assistência Social não terão seus direitos lesados.
Para a Secretária Municipal de Ação Social, Zandramar Ruiz, essa redução pode significar o fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), programas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Criança e Idosos, assim como o atendimento do Programa Bolsa Família no município.