A partir desta terça-feira (25/05), as gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) começam a ser vacinadas em Vitória de Santo Antão para Covid-19 com a vacina Pfizer. A imunização vai ocorrer no Centro de Saúde da Mulher (CESMU), na Avenida Silva Jardim, na Matiz, ao longo da semana, das 11h às 15h30.
A vacinação de gestantes e puérperas volta a ocorrer no município depois que o Ministério da Saúde suspendeu a utilização da vacina AstraZeneca para esse público. Na semana passada, por determinação do governo estadual, elas passaram a ser vacinadas em Jaboatão com a Pfizer e, a Secretaria de Saúde de Vitória de Santo Antão, disponibilizou um ônibus para levar aquelas que não tinham como ir.
Mas o Governo de Pernambuco mudou a estratégia e decidiu enviar a Pfizer para todas as cidades do Estado. “Agora que estamos recebendo essa vacina poderemos atender nossas gestantes e puérperas com segurança. Por isso, preparamos toda uma estrutura para recebê-las com maior comodidade”, garante o Secretário de Saúde, Eudes Lorena.
Na rede de frio municipal, os insumos ficarão armazenados entre 2º C e 8 ºC por no máximo 5 dias. Por isso, será necessário reabastecer o estoque municipal semanalmente.
AGENDAMENTO – Para receber as doses, as mulheres precisam realizar um cadastro. No caso das que já se alistaram para serem imunizadas em Jaboatão é só aguardar uma ligação reagendando para Vitoria.
Para as mulheres que não se cadastraram ainda e são acompanhadas pelas unidades básicas de saúde, o cadastro é realizado na própria unidade, já as que são de área descoberta ou são atendidas na rede particular precisam ir até o CESMU.
Para se cadastrar, além de documento original com foto e comprovante de residência, as grávidas precisam levar cartão gestante, ultrassonografia ou exames do pré-natal, enquanto as mulheres de resguardo, devem apresentar declaração ou certidão de nascimento do filho. Depois da realização do cadastro, é preciso aguardar uma ligação da Secretaria de Saúde informando a data da vacinação. Para o público que mora na zona rural será oferecido transporte.
Foto: Tiago Acioli