Em mais uma ação da programação do movimento Maio Amarelo, a Agência Municipal de Trânsito (Agtran) da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (25), uma atividade de conscientização. Com cartazes educativos e distribuindo ecobags aos motoristas, os educadores ficaram posicionados de forma estratégica nos semáforos das avenidas Mariana Amália e Henrique de Holanda.
O objetivo da iniciativa foi chamar a atenção para os riscos da direção perigosa e do número de óbitos nas rodovias. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 1 pessoa morre a cada 15 minutos por causa de acidentes diversos no Brasil, enquanto a cada 2 minutos, 1 ser humano sofre sequelas em decorrência dos ferimentos.
“Os ferimentos resultantes de acidentes de trânsito são capazes de tirar a capacidade de trabalho e de convivência de uma pessoa, lhe causando danos irreparáveis. É uma temática séria, que deve não só conscientizar, mas ir mais a fundo para mostrar prejuízos para a vida humana. O trânsito também é uma arma fatal, que ceifa vidas todos os dias”, disse o diretor-presidente da Agtran, Marcelo Torres.
Segundo Anderson Calado, coordenador de Promoção da Saúde da Prefeitura da Vitória, a ação de conscientização vai abranger também áreas do entorno de unidades de saúde na próxima sexta-feira (28). “Nestes locais, vamos conversar e prestar orientações aos mototaxistas a respeito dos danos decorrentes do trânsito e da importância de respeitar as normas de segurança em vias públicas”, destacou o profissional.