O dia 27 de julho é dedicado à conscientização para o combate ao câncer de cabeça e pescoço. Por causa da data, este mês é denominado de Julho Verde. Em alusão à causa, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar organizou uma palestra, nesta terça-feira (27/07), no Centro de Fisioterapia da Vitória (Cefisv).
A ação, que foi direcionada aos pacientes da clínica, teve o intuito não apenas de alertar esse público, mas de transformá-los em agentes da informação, como explica a coordenadora da Cefisv, Nathália Regina. “Nós passamos informações para vocês e vocês podem retransmitir para outras pessoas, fortalecendo essa luta contra o câncer de cabeça e pescoço”, pontua.
O Centro de Fisioterapia foi escolhido como local para a exposição por ter também atendimento fonoaudiólogo, muitas vezes necessário depois do tratamento de vários tipos de câncer de cabeça e pescoço. “Acometem essas regiões o câncer de pele, câncer de boca, câncer de tireoide e laringe”, explica a fonoaudióloga e uma das palestrantes do encontro, Benilda Silva da Luz.
O setor de saúde bucal do município também esteve presente na ação, através da participação da sua coordenadora Rogéria Cursino e da cirurgião-dentista Lenise Dalma, que alertou sobre os fatores que aumentam a incidência de câncer de boca. “A incidência costuma estar associada ao fumo, álcool e exposição solar. É preciso estar atento ao surgimento de lesões brancas ou avermelhadas na boca, além de procurar atendimento odontológico uma ou duas vezes ao ano para detectar o possível câncer precocemente”, afirma Dalma.
O Julho Verde também será tema de uma live no instagram da Prefeitura da Vitória, o @prefeituradavitoriaoficial, hoje às 20h. Para falar sobre o assunto, haverá a participação do médico José Brasiliense, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, e do jornalista Luís Boaventura, vencedor de um câncer de tireoide.