Em parceria com a Prefeitura da Vitória, Hemope realiza campanha de doação de sangue

Será realizada em Vitória de Santo Antão uma campanha de doação de sangue. Qualquer pessoa pode doar e quem se considerar apto pode comparecer à quadra do Colégio Projeção nos dias 20 e 21 de maio, das 9h ao 12h e das 13 às 15h para fazer a doação. Com exceção dos sangue “A” e “AB” negativo, o estoque de todos os tipos sanguíneos está em estado crítico. Uma situação bastante preocupante.

“Sangue não pode ser fabricado e a situação crítica em que se encontram os estoques do Hemope nos deixou em alerta para viabilizar essa campanha aqui em nossa cidade, sabendo do povo solidário e engajado que temos em Vitoria de Santo Antão”, destacou o vice-prefeito, Professor Edmo Neves.

O acesso dos doadores será pela entrada da quadra de esportes, que fica na rua Demócrito Cavalcanti (a mesma rua da prefeitura), entre a policlínica Pediatra Helio de Andrade e a antiga sede da OAB. Não precisa agendar, existe a capacidade de atendimento de pouco mais de 100 pessoas por dia.

O vice-prefeito explica também que além do Hemope, está contando com a parceria da secretaria de Saúde do município que vai ceder funcionários capacitados para auxiliar nas doações de sangue.

Quem pode doar – qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde pode ser doador. O Hemope esclarece ainda que essa pessoa precisa ter mais de 18 e menos de 60 anos de idade, menores a partir de 16 anos podem doar com a presença dos pais. Precisa também apresentar documento de identificação oficial com foto, ter dormido bem, se alimentado nas últimas 4 horas, mas precisa ter um intervalo de 12 horas sem ingerido bebida alcoólica.

Homens podem doar sangue a cada 3 meses e as mulheres precisam preservar um intervalo maior de 4 meses entre as doações. O tempo total para a doação do sangue leve em média 1 hora e meia, desde a triagem até ser liberado após um pequeno lanche. Cada doação de sangue por ajudar a salvar até quatro vidas.

Skip to content