Em Vitória, caminhada marca passagem do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Na manhã desta quarta-feira (18/05), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, por meio da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, realizou a Caminhada em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O ato foi inciado no Centro de Atenção Psicossocial II, no Cajá, e seguiu  com destino à Praça da Matriz. Ao chegar no local, foi aberta a escuta dos profissionais da rede de saúde do município, dos usuários, sociedade civil, como também dos acadêmicos de saúde do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE).

O dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

“Hoje nós estamos aqui, neste ato, apara reafirmar, que dizemos não a qualquer tipo de manicômio. Nosso principal objetivo é cuidar da saúde mental das pessoas, perto de suas resistências e famílias”, destaca, a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde e Bem-Estar. A programação segue nesta quinta-feira (19/05), no Sarau da Liberdade, na Praça do Livramento, às 15h.

Skip to content