Projeto estimula agricultura agroecológica na zona rural de Vitória

Os agricultores de 09 comunidades rurais de Vitória de Santo Antão serão beneficiados com o “Projeto nos Trinques”, promovido pela Associação dos Produtores Agroecológicos do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos, conhecida pela sigla ASSIM, de Lagoa de Itaenga. A ideia da ação é alcançar 240 famílias com o processo de transição da agricultura tradicional para a agricultura agroecológica.

E para isso, os técnicos farão visitas às localidades ofertando capacitação voltada para o tratamento do solo, adubação, controle das pragas, além do incentivo à segurança alimentar e ao consumo consciente para os idosos. As articulações têm o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola e a parceria da Subprefeitura de Pirituba.

Na manhã desta terça-feira (23/08), ocorreu o início dos cadastros no salão da Igreja São João Batista, em Pirituba, bem como a apresentação do projeto para alguns moradores. Segundo Erivaldo Rodrigues, coordenador do grupo ASSIM, a previsão é realizar todas as etapas previstas na parceria até fevereiro de 2024.

“O prefeito Paulo Roberto deu carta branca para os agricultores e nos deu a autonomia para lutar pela classe, elaborar projetos capazes de mudar a rotina da zona rural. A agricultura familiar é muito importante para a cidade e a capacitação vem para aprimorar a vida do homem e da mulher do campo”, salientou Núbia Meira, subprefeita de Pirituba.

 

 

Fotos: Roberto Silva/PCVSA

Skip to content