A Secretaria de Saúde de Vitória de Santo Antão inicia novas fases de vacinação contra a Covid-19. A partir desta quinta-feira (25/02), será a vez dos idosos a partir dos 80 anos a começarem a ser imunizados. Essa nova etapa é possível graças a chegada, ao município, de mais 1.150 doses da vacina Astrazeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde.
Na sexta-feira (26/02), inicia-se a aplicação das doses nos funcionários de funerárias que têm contato direto com cadáveres potencialmente contaminados. Para esse público receber a imunização, é preciso que, além de comparecer ao Drive-Thru do Samu, na Avenida Henrique de Holanda, munido de CPF e documento com foto, uma lista nominal tenha sido enviada pela funerária à Secretaria de Saúde.
Já os idosos a partir dos 80 anos, precisam apresentar apenas o CPF e documento com foto. Inicialmente a vacinação para esse público ocorrerá exclusivamente no Drive-Thru do Samu, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A partir de amanhã, no entanto, essa população pode realizar o agendamento nas unidades básicas de saúde ou pelo tele-covid, através do (81) 98491-3633, para que a vacinação ocorra nas próprias unidades ou na casa das pessoas acamadas.
Com as novas doses que chegaram, a cidade totaliza o recebimento de mais de 6 mil vacinas dos tipos Coronavac e Astrazeneca. Os imunizantes utilizados foram aplicados nos idosos a partir de 85 anos, em profissionais de saúde acima de 60 anos e de várias categorias, alguns, inclusive, tendo recebido a segunda dose. “Estamos com toda a logística preparada para vacinar a população vitoriense desde antes do primeiro lote chegar. Continuamos prontos e apenas aguardando a chegada de mais vacinas para que possamos imunizar a maior quantidade de pessoas o mais rápido possível, e assim, possamos garantir a segurança de todos”, afirma o secretário de Saúde, Eudes Lorena.
Foto: Lays Freitas