Ainda como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o Loteamento Conceição II recebeu uma série de ações, na última sexta-feira (11/06), para melhorar o ecossistema local. As medidas foram desenvolvidas em parceria pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Agricultura e o Projeto VitóriARbirizar, da Agência Municipal de Meio Ambiente de Vitória de Santo Antão (AMAVISA).
Dentre as atividades desenvolvidas, houve o plantio de árvores nativas, realizada com a equipe da unidade básica de saúde da comunidade. Nas ruas da localidade, a empresa de limpeza urbana LOCAR atuou fazendo os serviços de capinação e varrição.
O combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikunguya, também foi um dos focos do mutirão. Através de práticas de educação em saúde, agentes de combate às endemias (ACE’s) orientaram os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito, além de instalarem telas em tonéis e caixas descobertas. No final da tarde, também houve a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como fumacê, para auxiliar no controle do vetor Aedes Aegypti.
A luta contra outro vírus também esteve entre os objetivos da programação em Conceição II. Para controlar a disseminação da Covid-19, foi realizada a sanitização em espaços públicos com grande fluxo de pessoas. Ainda durante a ação, foi distribuído hipoclorito de sódio para tratamento da água a ser utilizada para consumo e desinfecção frutas, legumes e verduras.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Graziela Cavalcante, as atividades foram realizadas para tratar o ambiente da localidade como um todo. “Realizamos ações em diversas frentes, pois o meio ambiente deve ser trabalhado de maneira global, indo além do cuidado com a vegetação e perpassando por questões que impactem na vida da comunidade, a exemplo da melhoria da qualidade da água a ser consumida e do controle de doenças, concluiu a coordenadora.
Fotos: Tiago Acioli