Um trio de corujas buraqueiras construiu seu ninho no talude da Unidade Pública de Atendimento Especializado – UPAE da Vitória de Santo Antão. Visando a preservação da fauna no município, a Agência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Amavisa) realizou a demarcação da área.
Estes animais costumam fazer túneis de até 2 metros e nos ninhos as fêmeas põem até sete ovos. Não foi surpresa encontrá-las, visto que já existem relatos da presença desses animais na Cidade, além de tantos outros, como: tatu peba, raposa, capivaras, saguis, jiboias, salamantas, jacarés, sanhaçus, papa capim, anu preto, urubus, beija flor.
“A perda da biodiversidade dessa fauna está atribuída a devastação dos hábitats naturais desses animais e agravadas pela má prática como a captura, a caça e o tráfico de animais que caracteriza crime contra a fauna previstos na Lei n° 9.605/98”, destacou Stella Barros, bióloga e fiscal da Amavisa.
O vice-presidente da Amavisa, Lucas Viegas, destaca a importância das espécies. “Devemos estar cientes de que cada exemplar de nossa fauna tem seu papel na manutenção e reprodutibilidade da espécie e consequente a estabilidade dos ecossistemas. Por isso, Preserve nossa Fauna”, frisa.