A Agência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (AMAVISA) realizou, na tarde desta terça-feira (31/08), o resgate de uma Coruja-das-Torres (Tyto furcata), também conhecida pelos nomes de coruja-da-igreja ou rasga-mortalha. A proprietária de um estabelecimento comercial localizado na área central da cidade entrou em contato solicitando apoio para a captura da ave de rapina.
A equipe formada pelos profissionais biólogo e veterinária realizaram o acolhimento do animal silvestre que estava afugentado no quintal do estabelecimento e necessitava de cuidados médicos. Com apoio da ROMU, a ave foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Tangará), unidade localizada Aldeia, de onde ficará sob os cuidados até que esteja em condições de ser solto no seu habitat natural.
Stella Barros, bióloga e fiscal da Amavisa, explica que existe em todo o mundo cerca de 210 espécies de corujas, e essa é a única espécie que apresenta o disco facial em forma de coração. A biologia disse também que essa ave de rapina é protegida por lei conforme Lei Federal nº 5.197 de proteção a fauna. “É uma especie de grande importância, por ser predadora de roedores como ratos, que são considerados pragas pelo homem, e com isso ajuda a manter o equilíbrio de populações de várias presas, algumas delas pragas agrícolas ou transmissoras de doenças. Além disso, esse animal pode ser considerado bioindicador de poluição, por ter sensibilidade a poluentes e metais pesados”, detalha.
Um dos principais objetivos da AMAVISA é estruturar as políticas ambientais da cidade que possui uma rica diversidade de ecossistemas. “Vitória possuiu uma rica diversidade de ecossistemas. A Amavisa trabalha em conjunto com os órgãos federais e estaduais na regulamentação, fiscalização e conscientização ambiental, como forma de promover a sustentabilidade nas relações entre seres humanos e meio ambiente”, destaca Péricles Tavares, diretor-presidente da agência.
A Amavisa fica localizada na Rua Demócrito Cavalcanti, em frente à sede da Prefeitura e funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h. O número para contato é (81) 3526-2743.