Conselho de Cultura da Vitória é eleito para o biênio 2022/2024

Durante a realização da 5ª edição do Fórum Municipal de Cultura, promovido no dia 13 de maio, ficaram conhecidos os integrantes do conselho que fiscaliza as ações realizadas pelo setor em Vitória de Santo Antão. Em evento ocorrido no Teatro da Tabocas, no campus da UNIFACOL, foram escolhidos 12 representantes para compor o colegiado, divididos igualmente entre titulares e suplentes. O Conselho Municipal de Cultura (CMC), tem a atribuição de promover a participação democrática dos vários segmentos culturais com vistas à captação de recursos, incentivo, valorização e difusão das manifestações do segmento.

“Os integrantes foram eleitos para serem a representatividade de vários setores dentro da cultura até 2024. São componentes da sociedade civil, ligados às artes, da música à literatura. Nesse primeiro momento, foi formado um grupo que deve ser a voz fora da gestão governamental para opinar a respeito das demandas locais. O próprio colegiado ainda vai se reunir para, internamente, escolher os cargos da diretoria”, destacou Cleiton Santiago, diretor da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), da prefeitura da Vitória.

O fórum também serviu para revisar o Plano Municipal de Cultura, documento também voltado para nortear o segmento cultural nas ações. “Foi um momento que a classe artística pôde escolher os representantes que vão propor diretrizes para o desenvolvimento das políticas públicas municipais. É dessa participação que nós precisamos para fortalecer o diálogo entre a gestão e os artistas”, salientou Demétrius Lisboa, gestor da Seculte.

Confira a lista dos eleitos:

ARTES CÊNICAS

Titular: José Ricardo de Lima (Ator, diretor teatral e produtor cultural)

Suplente: Greidilane Maria da Silva (Atriz)

 

MÚSICA

Titular: Marcone Miguel da Silva (Músico)

Suplente: Welligtom Bispo da Costa (Músico)

 

ARTES VISUAIS

Titular: Alzira Simone Rodrigues (Artesã)

Suplente: Cristiane Alves dos Santos Andrade (Artesã)

 

LITERATURA

Titular: Cicero José Andrade (Poeta)

Suplente: João Ferreira dos Santos (Cantador e cordelista)

 

CULTURA POPULAR E PATRIMÔNIO E MEMÓRIA

Titular: Carlos Mendonça (Mestre de Capoeira)

Suplente: Yullianna Cibelle de S. Ferreira (Artesã, percussionista de maracatu)

 

AUDIOVISUAL

Titular: Jefferson Peixoto de Melo (Técnico operador de câmera e editor)

Suplente: Eduardo João da Silva (Operador de equipamentos de audiovisual)

 

Skip to content