“A segurança do hospital no conforto do seu lar.” É com esse lema que os profissionais de saúde do Melhor em Casa visitam os pacientes em Vitória de Santo Antão. O programa tem o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar, levando procedimentos de maior complexidade ao lares para diminuir o índice de hospitalização desnecessária, reduzir o risco de infecções e deixar o paciente próximo da família.
Para poder fazer parte do programa é preciso atender alguns critérios. “Temos um público que faz uso de oxigenioterapia, pacientes que usam traqueostomo ou sondas”, explica a coordenadora do Melhor em Casa, Cinthia Marques.
Na cidade, os beneficiários do projeto têm a assistência de uma equipe multidisciplinar, composta de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fonoaudiólogos. Os atendimentos acontecem ao longo da semana e a fisioterapia ocorre, inclusive, aos sábados.
A dona de casa, Geyssa Carla, recebe a equipe para cuidar da sua filha, Paula Eloá. A menina, de 4 meses, nasceu com microcefalia e precisa utilizar sonda para se alimentar. “O atendimento das profissionais é ótimo. Elas são bem atenciosas”, aprova Geyssa.