CONHEÇA VITÓRIA

PRAÇA PROFESSORA AGLAÍRES MOURA


A presente homenagem reconhece uma grande personalidade de outrora. Aglaíres Silva da Cruz Moura nasceu em 04 de fevereiro de 1933, em Vitória de Santo Antão. Teve cinco filhos que a acompanharam até o final de sua vida. Foi aluna do Colégio Municipal 03 de Agosto nos primeiros anos escolares e concluiu o curso pedagógico no Colégio das Damas, em Recife. Posteriormente, cursou Pedagogia em Caruaru.

Na cidade da Vitória, foi diretora do Colégio Estadual Antônio Dias Cardoso e do Colégio Comercial. Em seus 53 anos de vida, dedicou-se não só à educação dos vitorienses, mas também sempre envidou esforços para auxiliar todos que a conheciam.

ALAMEDA GERALDO LIMA

A presente homenagem reconhece a personalidade de um grande vitoriense de coração. Nascido em 08 de maio de 1927, Geraldo Cassimiro de Lima Albuquerque está eternizado na história da Vitória de Santo Antão. Entusiasta carnavalesco, foi presidente do Clube Abanadores – O Leão, preservando a tradição dos carros alegóricos, das fantasias e brincadeiras, animando os foliões de outras épocas.

Filho de Glória do Goitá, Geraldo foi adotado pela Vitória de Santo Antão. Irreverente e versátil, também deixou seu nome marcado no comércio local. Abriu sua própria farmácia, trabalhou no Engarrafamento Pitú e participou do Rotary Club da Vitória. Suas conquistas foram trilhadas ao lado da sua esposa Ruth de Deus e Melo Albuquerque, com quem teve 6 filhos e muitos netos. Ele faleceu no dia 16 de abril de 2003, aos 76 anos.

PRAÇA SEVERINO FERRER DE MORAIS

Severino Ferrer de Morais, nascido em 1900, filho de Joana Guelfe Ferrer de Morais e Vicente Ferrer de Morais, chegou a Vitória de Santo Antão com a idade de 16 anos e foi residir num sítio chamado Oiterinho, que hoje corresponde ao terreno ocupado pela antiga fábrica Cativa e Univisa.

Iniciou sua trajetória trabalhando e vivendo da roça, pra completar a renda da família foi para o comércio onde atuou como balconista de uma loja e nesse espaço de tempo conheceu D. Áurea em uma festa de Santo Antão, apaixonam-se e casam-se. Com ela, teve 11 filhos.

O sogro de Severino Ferrer negociava com peles de caprinos e ovinos (carneiros e bodes), convidou o genro para trabalhar com ele, o que fez com que deixasse o comércio e fosse trabalhar com o sogro.

Este trabalho o ajudou a se organizar economicamente. Mais tarde juntou-se ao seu irmão José Ferrer de Morais, os dois juntos, então, compraram um engarrafamento de bebidas alcoólicas e a primeira cachaça então que eles produzem é aguardente Confiança. Logo depois, Sr. Joel Cândido Carneiro entra na sociedade e o resultado foi o que nós temos, hoje, o engarrafamento Pitú, uma indústria com 80 anos ininterruptos de atuação.

Sr. Nô Ferrer, como era conhecido, não foi simplesmente um comerciante e um industrial, ele teve um espírito filantrópico considerável, foi bastante admirado pelas obras de caridade e social na cidade. Ajudou a casa dos pobres daqui da Vitória de Santo Antão, ajudou muita gente e sobretudo o Instituto Histórico, do qual ele tem o título de sócio benemérito pela ajuda financeira que dava.

Contribuiu muito com a igreja, com os clubes carnavalescos e chegou a ser tesoureiro do Clube Abanadores – O Leão. Teve a infelicidade de aos 67 anos de idade ter sofrido um derrame cerebral que o levou a uma vida vegetativa. Veio falecer sete anos depois, em agosto do ano de 1973. O seu nome foi reconhecido pelo Instituto Histórico quando fez a homenagem às principais personalidades do século XX, quando ele entrou como o industrial do século.

Antão Borges Alves

No dia 5 de novembro de 1866 surgia em nossa cidade o primeiro jornal, “O Vitoriense”, fundado por Antão Borges Alves. Filho de Paulo Borges Alves e de Antônia Borges Cunha nasceu o menino Antão em setembro de 1844. Remarque-se que Antão tinha quinze anos por ocasião da visita da Família Imperial. Essa visita marcou seu espírito. No dia 5 de novembro de 1866 fazia Antão Borges circular na Vitória “O Vitoriense”. Seu pequeno jornal era um semanário noticioso e comercial, custando a assinatura anual 12 contos de reis. Em 1870 substituiu “O Vitoriense” pelo “Correio de Santo Antão” que permaneceu no prelo até 1875. No ano seguinte voltou a imprimir “O Vitoriense”. Sua edição foi interrompida com a partida de Antão Borges, em 1878, para Glória do Goitá, onde foi exercer o cargo de Tabelião Público. Quando ainda residente na Vitória ocupou uma cadeira na Câmara Municipal pelo Partido Liberal. Antão Borges, o bravo vitoriense, falecido em agosto de 1918, na cidade da Glória do Goitá, deixou-nos um magnífico legado. Só os iniciados na cultura vitoriense têm a sensibilidade de conhecer o extraordinário trabalho realizado por Antão Borges Alves e os benefícios à cultura vitoriense, atrelados à criação do “O Vitoriense”.

Praça da Vitória, conhecida como Praça Duque de Caxias

LEI MUNICIPAL N° 4.689/2022: A lei municipal n° 4.689/2022, passou a denominar “Praça da Vitória” a via pública popularmente conhecida como Praça Duque de Caxias.

A Praça, reinaugurada em 11 de fevereiro de 2023, foi reconstruída na gestão do prefeito Paulo Roberto Leite de Arruda e devolvida à população completamente reformada, com um projeto arquitetônico moderno, que contempla beleza e funcionalidade.

A reforma manteve o monumento central, que agora representa o marco zero da nossa Vitória de Santo Antão.

Neste marco zero, além do busto do Marechal Luiz Alves de Lima, o Duque de Caxias, inaugurado em 7 de setembro de 1955, tem em cada lado de sua estrutura esculturas confeccionadas pelo talentoso artista vitoriense, Luiz Ferrer, e agora restauradas por outro vitoriense de muito talento, o Fernando Nascimento.

De um lado, a representatividade à Batalha do Monte das Tabocas, ocorrida em Vitória de Santo Antão em 3 de agosto de 1645, quando luso-brasileiros, venceram o exército holandês iniciando a expulsão dos invasores das terras brasileiras.

O segundo painel, representa a celebração da elevação à vila de nosso torrão, ocorrida em 28 de maio de 1812, por ocasião da edificação e inauguração do pelourinho, no pátio da Matriz. Como vila, Vitória adquiriu a autodeterminação político administrativa. Foram instaladas, a câmara de vereadores e a comarca e construída uma cadeia. Adquiriu ainda o direito de baixar as leis municipais e cobrar impostos.

O terceiro painel, traz uma homenagem à elevação de Vitória à categoria de cidade, ocorrida em 6 de maio de 1843, por força da lei provincial n° 113, sancionada pelo Barão da Boa Vista, então Presidente da Província de Pernambuco. A partir dessa data, nossa cidade ficou oficialmente conhecida como “Vitória”, em homenagem à vitoriosa batalha travada contra os holandeses no Monte das Tabocas.

No quarto painel, uma placa que enaltece o 1º centenário da elevação à cidade de nosso município. A comenda foi inaugurada em 6 de maio de 1943, pelo então prefeito do município, José Aragão Bezerra Cavalcati.

Duque de Caxias – Patrono do Exército Brasileiro

Por Decreto 51.429, de 13 de março de 1962, sancionado pelo presidente da República João Goulart, pelo primeiro-ministro Tancredo Neves e pelo ministro da Guerra general-de-exército João de Segadas Vianna, foi o marechal Luís Alves de Lima e Silva, duque de Caxias, consagrado Patrono do Exército Brasileiro. Em meio século de assinalados serviços – coincidindo com um período crítico para a afirmação da nossa nacionalidade -, Caxias interpretou com invulgar lucidez a realidade de sua época e vislumbrou um futuro grandioso para o Brasil. Lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata. Tão importantes quanto a eficácia de suas ações militares foram a firmeza com que enfrentou os desafios e a generosidade dispensada aos adversários vencidos nos campos de batalha. Restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria. Daí Ter passado à História com o cognome de ” O Pacificador”.

Praça 03 de Agosto – Estátua do Anjo da Vitória

No dia 27 de janeiro de 1905, aniversário da capitulação dos holandeses, na guerra com os pernambucanos no século XVII, teve lugar, nesta cidade, a inauguração do monumento que os vitorienses, por iniciativa do Exmo. Sr. Dom Luís de Brito, bispo de Olinda, levantaram para comemorar a célebre batalha travada no Monte das Tabocas, neste município, em 03 de agosto de 1645, cuja vitória coube aos pernambucanos e que foi o início da gloriosa campanha que teve o fim do domínio holandês em nossa terra. Nessa grande festa foi inaugurada a estatua de um anjo em bronze de 2,20 metros, em um pedestal de 5 metros e meio. Ela foi encontrada no fundo do mar, depois de um naufrágio de um navio de bandeira americana, nas proximidades do Porto do Recife em 1878. Logo foi a leilão e arrematada pelo tenente-coronel da Guarda Nacional Belmiro da Silveira Lins, que a repassou para um amigo seu, o Padre Luís Raimundo da Silva Brito. 24 anos depois, em 22 de setembro de 1902, Dom Luís Raimundo escreveu uma carta para as autoridades vitorienses na qual dizia que ia presentear a cidade com a escultura, que ela deveria ser colocada em um local público e que seria uma homenagem ao chamado “ideal patriótico”, que tinha sido a batalha do Monte das Tabocas. A ideia era colocá-lo no próprio Monte das Tabocas, mas como era um lugar de difícil acesso, ainda mais naquela época, a praça foi construída com o pedestal e a escultura de bronze foi colocada em 27 de janeiro de 1905.

Obelisco em Homenagem ao centenário da cidade

Foi inaugurado em 6 de maio de 194 3 com grande concentração popular na Praça Duque de Caxias. O obelisco é constituído por três blocos: a base, o pedestal e uma coluna em forma de ogiva. Nas faces do pedestal se encontram em alto relevo: na do nascente, a figura do Conde da Boa Vista, presidente da província tendo em mãos a Lei nª 113, de 6 de maio de 1843, que constituiu a Vila em Cidade; na do norte, a primitiva Capela de Santo Antão, em torno do qual surgiu a povoação; na do sul uma reconstituição parcial do combate do Monte das Tabocas, lembrando o nome da cidade, e na do poente, a seguinte inscrição, em baixo relevo: “Monumento comemorativo de Centenário da Cidade da Vitória, inaugurado a 6 de maio de 1843, sendo Presidente da Republica o Exmo. Snr. Dr. Getúlio Vargas, Interventor Federal no Estado o Exmo. Snr. Dr. Agamenon Magalhães e Prefeito do Município o Snr. José Aragão Bezerra Cavalcanti”. Pela Lei Provincial nº 113, de 6 de maio de 1843, sancionada pelo Barão da Boa Vista, então Presidente da Província de Pernambuco, foi elevada à condição de cidade, tendo seu nome mudado para Cidade de Victória, em homenagem à batalha ganha pelos pernambucanos sobre os holandeses no Monte das Tabocas. Este nome, porém, não permaneceu devido a existência de um Decreto-lei que proibia a existência de duplicatas na toponímia nacional. Após muita discussão, foi definitivamente aceito e reconhecido o nome da Vitória de Santo Antão, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-lei Estadual nº 952, para município, comarca, termo e distrito.

PRAÇA PROFESSORA AGLAÍRES SILVA DA CRUZ MOURA

A presente homenagem reconhece a personalidade de una grande vitoriense de outrora. Aglaires Silva da Cruz Moura nasceu em 04 de fevereiro de 1933, em Vitória de Santo Antão. Teve cinco filhos que a acompanharam até o final de sua vida. Foi aluna do Colégio Municipal 03 de Agosto nos primeiros anos escolares e concluiu o curso pedagógico no Colégio das Damas, em Recife. Posteriormente, cursou Pedagogia em Caruaru.

Na cidade da Vitória, foi diretora do Colégio Estadual Antônio Dias Cardoso e do Colégio Comercial. Em seus 53 anos de vida, dedicou-se não só à educação dos vitorienses, mas também sempre envidou esforços para auxiliar todos que a conheciam.

“Sonhar é importante. Faz parte da vida”

Leão Coroado – José de Barros de Lima

A escultura de bronze foi inaugurada em 06 de março de 1917, em homenagem ao centenário do levante republicano, que tinha como ideais Liberdade e Fraternidade. Os revolucionários tomaram o poder, fazendo de Pernambuco, por 75 dias, uma República independente. Reagindo à ordem de prisão que, pessoalmente, lhe dera o Brigadeiro português Barbosa de Castro, o capitão de artilharia José de Barros Lima matou-o com a sua espada, no quartel do Regimento, a 6 de março de 1817, motivando, com esse gesto ousado, o início da revolução republicana. Recebeu ele a alcunha de “Leão Coroado”. A iniciativa foi governo municipal, na gestão do Capitão Eurico Valois. A alegoria foi instalada à época, no antigo Largo da Estação Ferroviária. Além do monumento o local foi ajardinado. O Leão Coroado – um atleta, coroado de louros, subjugando possante leão – representa José de Barros Lima, capitão do exército luso-brasileiro, herói e mártir da revolução. A escultura, foi produzida por Bibiano Silva. Mestre-escultor vitoriense, com obras em diversos estados do Brasil, foi professor, um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco e seu primeiro diretor. Juntou o ateliê a uma marmoraria onde se produziam esculturas de grande porte e obras tumulares, difundindo a arte da escultura.

Praça da Restauração – Busto de Antônio Dias Cardoso

De 10 a 24 de janeiro de 1954, foi comemorado em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, o TRICENTENÁRIO DA RESTAURAÇÃO, encerrando as comemorações com a inauguração do monumento a ANTÔNIO DIAS CARDOSO, erguido no centro da PRAÇA 3 DE AGOSTO. O homenageado foi SARGENTO-MOR, depois MESTRE DE CAMPO, bravo militar português teve importante papel na expulsão dos holandeses no nordeste, o que lhe garantiu diversos títulos, como Precursor do Exército Brasileiro, Arquiteto Militar da Restauração Pernambucana, Vencedor da Batalha do Monte das Tabocas, Mestre das Emboscadas, Abastecedor do Exército Restaurador, Espada da Restauração de Pernambuco, Organizador e Primeiro Comandante do Exército Brasileiro e Patrono das Forças Especiais Brasileiras. Antônio Dias Cardoso foi o estrategista da BATALHA DO MONTE DAS TABOCAS, cujo êxito foi decisivo para a sorte de nossas armas.

Praça 03 de Agosto – Monumento do Índio

O monumento do Índio foi inaugurado em 16 de Abril de 2000, em homenagem aos Índios e aos 500 anos do Brasil. A história do povoamento indígena no Brasil é, antes de tudo, uma história de despovoamento, já que é possível considerar que o total de nativos que habitavam o atual território brasileiro em 1500 estava na casa dos milhões de pessoas e hoje mal ultrapassa os 300 mil indivíduos. O monumento é uma maneira de lembrarmo-nos de nossas raízes e de quem foram os primeiros nativos de nossa terra.

Rotary Vitória

Distrito 4500, o Rotary Club foi fundado em 26 de novembro de 1956 em Vitória de Santo Antão, tendo o empresário Elmo Cândido Carneiro como um de seus principais fundadores. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, não é secreto, nem filantrópico ou social. É uma organização internacional que preza em desenvolver projetos sociais que promovam o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, dentre outros propósitos.

Padre Félix Pimentel Barreto

Filho do Cel. Austriclinio Paes Barreto e sua primeira mulher, D. Maria Anunciada Pimentel Barreto, havendo nascido em Palmares em 14 de Fevereiro de 1892. Terminou seguindo para o Seminário de Olinda, onde recebeu Ordens Sacras em 1916. Um ano antes, já estava ele, porém ajudando o Pe. Vasco na Paróquia da Vitória de Santo Antão e fundando o “Grêmio Lítero Recreativo Paroquial Vitoriense” que, sob a orientação da Paróquia, agitou a vida social e cultural da cidade. Paralelamente à vida religiosa, ele também teve vocação para educador, fundando em 1919 um educandário chamado “Gymnasio do Recife” e foi instalado inicialmente à Rua do Hospício n° 423, em um casarão assobradado que pertencia ao empresário Mendo Sampaio e onde funcionou cerca de 10 anos. Em 1936, tendo alugado ao Sr. FRANCISCO TAVARES DE LIMA o sobradão da PRAÇA LEÃO COROADO onde funcionara o HOTEL DOS VIAJANTES, o padre FÉLIX BARRETO realizou os melhoramentos inadiáveis e, como o professor JOSÉ ARAGÃO, que ficou como diretor-executivo instalou o GINÁSIO DA VITÓRIA, inaugurando-o no dia 08 de março, em sessão solene. Em 1937, com empréstimo obtido no BANCO POPULAR DA VITÓRIA, adquiriu o PADRE FÉLIX BARRETO, o imóvel onde funcionava o GINÁSIO e o remodelou completamente, reinaugurando-o em 05 de julho de 1937.

Antônio Diogo de Braga

Em 1626, O português Antônio Diogo de Braga, vindo da Ilha de Santo Antão do Cabo Verde (Portugal), fixou residência com seus parentes e edificou uma capela em homenagem a Santo Antão da Mata, com o intuito de desenvolver atividades agropastoris em uma terra ainda desconhecida sua, e esse nobre português não se fez de rogado, e com muita determinação e coragem foi construindo um povoado, e a partir dessa iniciativa vai nascendo aos poucos o sonho de construção de uma cidade- A cidade de Braga. E pelos anos de 1774, a cidade de Braga foi chamada de Santo Antão da Mata, embora na condição de povoado, porém já possuía uma população estimada em 4866 habitantes. Aos sábados eram realizadas feiras livres, onde os moradores fabricavam seus produtos artesanalmente, para atender comboios que vinham do sertão de Minas Gerais para comprar esses gêneros. E o sonho desse nobre Português estava transformando-se em realidade.

Mariana Amália

Mariana Amália de Rego Barreto foi uma jovem vitoriense que aos 19 anos de idade se ofereceu para prestar serviços humanitários na Guerra do Paraguai. Foi incorporada ao 5º Batalhão de voluntários da Província de Pernambuco como 1ª Cadete do Exército Imperial. A notícia do grande ato de bravura e patriotismo de Mariana inspirou outros vitorienses à época, que seguiram seu nobre exemplo. Foi formada em vitória uma infantaria de voluntários que foi incorporada ao 5º Batalhão da Província de Pernambuco. Mariana Amália do Rego Barreto era filha do Capitão Joaquim Pedro do Rego Barreto e nasceu na cidade da Vitória o dia 17 de janeiro de 1846. Era sobrinha do Tenente-Coronel Manoel Joaquim do Rego e prima do Conde da Boa Vista. A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos que as nações platinas possuíam durante a década de 1860. Ao longo dos anos de conflito, o grande prejudicado foi o Paraguai, que teve sua economia arrasada. Estima-se que o total de mortos de acordo com as diferentes estatísticas seja de 130 mil a 300 mil mortos.

Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti

Natural do município de Timbaúba ingressou no Seminário de Olinda, onde cursou por doze anos os Curso de Humanidades (Ginásio e 2º Grau), curso de Filosofia e curso de Teologia. No Instituto Católico de Paris, cursou um ano de Teologia. Aos 25 anos, em 17 de abril de 1955, foi ordenado padre na Capela das Missões Estrangeiras, em Paris, na França. Em abril de 1965, Dom Helder Câmara concedeu a Renato o título de vigário colado – Pároco Inamovível – distinção que em 2013 cabia a apenas 10, dos mais de 250 sacerdotes da arquidiocese de Olinda e Recife. Por esta distinção, o religioso permaneceu há tanto tempo na Paróquia de Santo Antão. À frente desta, o monsenhor viu as mudanças em Vitória de Santo Antão nas últimas cinco décadas. Ruas surgiram. Bairros e paróquias se multiplicaram. Dos seus 60 anos de vida religiosa, o sacerdote dedicou 52 à paróquia.

Prefeito José Joaquim da Silva

O Prefeito José Joaquim da Silva foi eleito para o período de 1947 a 1951, fez a pavimentação da Avenida Mariana Amália e a construção do canal coberto do riacho Roncador, obras inauguradas em 7 de setembro de 1951, concretizando justa e antiga aspiração dos vitorienses. Foi responsável ainda pela pavimentação de várias ruas e construído diversos prédios escolares, nos subúrbios e na zona rural, e concluído e inaugurado o Mercado de Pombos, tendo criado, no Alto de Reservatório, um parque zoo-botânico, com área reservada a recreio, o qual recebeu o nome de Melo Verçosa. O Coronel Jose Joaquim da Silva ainda foi eleito em 1956 mais uma vez prefeito da cidade da Vitória de Santo Antão que durou até 1959.

Monumento a Jesus Cristo

A passagem do século XIX para o século XX despertou nos vitorienses sentimentos de fé e de gratidão, motivando-os a demonstrá-los perenemente, erguendo, em frente à igreja-mãe da comunidade, do templo que presidira a todos os atos da vida de cada um dos seus membros, do berço ao túmulo, diante da casa de Deus, um monumento em homenagem a JESUS CRISTO REDENTOR, seu testemunho à posteridade. Na paróquia de SANTO ANTÃO da VITÓRIA, o Pároco, Cônego Bernardo, com a cooperação ativa e pessoal do prefeito do município, Cel. JOSÉ XAVIER CAVALCANTI WANDERLEY, e do juiz de Direito da Comarca, Dr. PRIMITIVO DE MIRANDA SOUSA GOMES, deliberou erigir, no Pátio da Matriz, um monumento, como homenagem do povo vitoriense a JESUS CRISTO. Constituída a Comissão Executiva, passou a colher donativos e foi iniciada a obra que é a bela pirâmide encimada por uma cruz, que se vê no centro do Pátio. Na tarde de 28 de julho de 1901 é o monumento inaugurado entre as mais expressivas manifestações do entusiasmo popular, sendo assim noticiada por “O LIDADOR” de 03 de agosto de 1901: Teve lugar, no domingo 28, às 17h da tarde, a substituição da pedra provisória, no monumento das homenagens a JESUS CRISTO, por uma outra, de mármore, com inscrições abertas.

Logradouro público no bairro do Livramento – Lei Municipal Nº 4.721/2022 A presente homenagem reconhece a personalidade de um grande vitoriense de coração. Nascido em 08 de maio de 1927, Geraldo Cassimiro de Lima Albuquerque está eternizado na história da Vitória de Santo Antão. Entusiasta carnavalesco, foi presidente do Clube Abanadores – O Leão, preservando a tradição dos carros alegóricos, das fantasias e brincadeiras, animando os foliões de outras épocas. Filho de Glória do Goitá, Geraldo foi adotado pela Vitória de Santo Antão.  Irreverente e versátil, também deixou seu nome marcado no comércio local. Abriu sua própria farmácia, trabalhou no Engarrafamento Pitú e participou do Rotary Club da Vitória. Suas conquistas foram trilhadas ao lado da sua esposa Ruth de Deus e Melo Albuquerque, com quem teve 6 filhos e muitos netos. Ele faleceu no dia 16 de abril de 2003, aos 76 anos.

 

Cemitério Saão Sebastião

Conforme narra o eminente historiador vitoriense José Aragão Bezerra Cavalcanti em seu livro História da Vitória de Santo Antão, “No dia 08 de abril de 1873, em ato solene e público foi lançada a pedra fundamental, iniciando-se, logo depois, a sua construção.

As Irmandades das Almas e do Santíssimo Sacramento requereram e obtiveram licença para construir suas catacumbas. Afinal, após dois anos e um mês de trabalho, a Câmara inaugurava o novo Cemitério Público, no domingo 08 de maio de 1875, às 16 horas, presentes todas as autoridades, as cinco irmandades religiosas da paróquia, duas bandas de música e considerável massa popular. À época, o cemitério foi considerado um dos mais belos e melhor construídos do interior de Pernambuco. O Vigário Cônego Antônio Pinto de Abreu oficiou a bênção do campo santo e o lançamento da pedra fundamental da capela.

Na sessão de 17 de maio, a Câmara aprovava um voto de louvor e agradecimento especial a João Florentino Goes Cavalcanti, seu Procurador, e lhe doava um terreno para construir um mausoléu para a sua família, por haver o mesmo traçado a planta e dirigido todo o trabalho da construção do cemitério gratuitamente. Já então havia sido aprovado o Regulamento do Cemitério, com 64 artigos, admirável trabalho cuja cópia é conservada em nosso Instituto histórico. O primeiro administrador nomeado foi José de d’Oliveira Maciel Rego Barros, fundador do Jornal O Lidador. Mensalmente devia o administrador apresentar à Câmara relatório sobre o movimento verificado no cemitério. No decorrer dos anos o mencionado logradouro foi ampliado várias vezes:

Na administração municipal do Cel. Sebastião Carneiro da Cunha (1937-1942), demolida a antiga Casa da Administração, foi incorporada ao cemitério boa área do terreno que lhe fica fronteiro, construindo-se, ao lado do portão principal, nova casa para o administrador e o necrotério. Recebeu, desde então, o nome de Cemitério São Sebastião. Na administração José Aragão, a Prefeitura construiu alterosa capela, sobre os alicerces traçados 70 anos antes, também consagrada a São Sebastião, embora, pelo Regulamento de 1875, devesse ter sido Nossa Senhora da Boa Morte a homenageada. A inauguração da capela se deu a 2 de novembro de 1943. Na administração do Prefeito Manoel de Holanda Cavalcanti (1951-1955), recebeu o cemitério considerável aumento, ao lado direito, onde a Prefeitura fez construir nova ordem de catacumbas. O centenário da inauguração do cemitério foi solenemente comemorado, a 09 de maio de 1975, pelas autoridades e pelo Instituto Histórico, com missa campal em frente à capela, inaugurando-se, logo após, uma placa comemorativa numa das colunas que sustentam o portão, e outra no mausoléu de João Goes, ao lado da capela. À noite, no instituto Histórico, houve sessão magna em homenagem à memória de mais de 100 mil pessoas cujos restos mortais repousam no cemitério erguido no antigo sítio da Cruz das Almas, conservado e reverenciado com o maior carinho pelo povo vitoriense.”

MENSAGEM DO PREFEITO PAULO ROBERTO

O Prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Leite de Arruda, nesta oportunidade em que reverencia a memória de todas as vítimas da Covid-19, ao mesmo tempo se solidariza com os familiares que perderam os seus entes queridos, reconfortando-se e reconfortando-os na certeza de que “É chegado o momento maior na vida do ser humano quando ele se encontra diante de Deus para a sublime entrega do seu espírito”.

VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Durante o ato inaugural, o Prefeito do Município externou pedido a toda a população vitoriense que continue seguindo as recomendações da ciência concernente à prática das medidas de prevenção no combate à disseminação do novo coronavírus, mas, principalmente na vacinação, como caminho seguro e indispensável para erradicar essa enfermidade.

PREITO DE GRATIDÃO

Na mesma oportunidade, o Prefeito Paulo Roberto agradeceu ao Blogueiro e Escritor vitoriense Cristiano Pilako por ter escolhido do memorial ora inaugurado. Na sequência, com certeza traduzindo o sentimento de todos os seus munícipes, registrou preito de gratidão a todos os profissionais de diversas áreas que se empenharam e continuam empenhados na nobre missão de salvar vidas nesse período tão difícil para todos nós, e concluiu suas palavras agradecendo a Deus pelas vidas que foram salvas e pedindo suas bênçãos para toda a humanidade.

Pular para o conteúdo hacklink al duşakabin fiyatları fethiye escort bayan escort - vip elit escort dizi film izle erotik film izle duşakabin hack forum marsbahis betkom marsbahisgirtr betdogفيلم اباحياباحيpornoporno izlesikiş izlebetebetbetebet girişmarkajbetbettiltgolegol girişcepbahisbet10bethepsibahisbetgramfunbahisgorabethilbetmaltcasinomaksatbahisbetonbettipobet365vozolİnegöl Escortsüpertotobet girişkolaybet girişAnadolu Yakası Escortmakale nasıl yazılıryapay zeka çizimyapay zeka coinleriyapay zekaya soru soryapay zeka mühendisliği sıralamavozol likityabanci dizigrandpashabet girişi adresini öğrenmek için hemen tıklayın!palacebet girişi favori casino oyunlarınızı oynayarak eğlenceli vakit geçirin.cratos royalbet girişpashabet sitesinde en güvenilir bahis deneyimini yaşayın.cratos royalbet en iyi kumar sitesi için tıklayınpalacebet giriş ile birlikte en sevdiğiniz bahis oyunlarınızı deneyin.pashagaming bet sitesinde en güvenilir casino deneyimini yaşayın.en iyi casino oyunları hızlı bahis girişpalacebet ile bahis oyunlarında kazanmanın keyfini çıkarın!https://pashagaminggiris.comroyalbet güncel giriş adresini öğrenmek için hemen girin!betturkey girişyapay zeka filmMatadorbettanıtım yazısı nedirdeneme bonusucv hazırlama pdfDuşakabin Fiyatlarıduşakabin modelleriduşakabin tekerleğiduşakabin camıduşakabin temizliğibullbahisBetmatik Girişmariobethaber yazılımıbetkolikBaca Komik One PieceTaraftariumMatadorbetSüpertotobetEvden eve nakliyat1xbetgrandpashabetBetmatikSahabet girişprefabrikspor tahminpaşacasinobahiscomvbetparobetparisbahisturkbetstarzbetTaraftariumbahis sitelerimaltese terrier fiyatonwinbetturkeybets10bets10jojobetBetofficecasibom国产线播放免费人成视频播放casibomass traffic babe swallows after analhot step mom and sonbest10onwinmegabahisgrandpashabetcasibomholiganbetimajbetdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusu veren sitelerpiabetimajbetbetvolehttps://www.volunteerct.org/imajbetparibahisbahisbeybetgrosscasinoburadaxslotciacasinobetriyalpiabellacasinobahis1000fenomenbetvidobetneyinedinamobettambetexxenbetpalmibethuhubetbetwonilbetbettiltsuperbetinholiganbetsahabetjetbahissetrabetjojobetcasinoburadaxslotciacasinoroketbetradabet3xlwinbethandsmartbahis96trbetsalvadorkordonbetcasinomhubhovardaintobetretrobetnesinecasinocasinomilyonbetriyaltarafbetbahiscomgrandpashabettempobetasyabahisbetwinneryouwinverabetbetpublicprivebetbahiscomcasibom girişimajbetbetperbahigopokerbetatürk ifşacasibomcasibommobilbahisnoktabetcasibomrent a yachtrent a yachtpalacebetmatbetmaltcasinosekabetpolobetpadişahbetfavoribahisaresbetpusulabetxslotpornomobil porndoeda pornoxhamster porncasibommarkajbetparibahisbetineceltabetmatadorbetgrandpashabetgobahisparmabetbetkanyonbetkanyononwinsahabetbaywinrokubetmarsbahisextrabetikimislicratosslotwinxbetbahisalgorabetelexbetfunbahisartemisbetbetmatikbetmatikAnkara Evden Eve NakliyatimajbetAnkara Evden Eve NakliyatÇankaya Evden Eve NakliyatmariobetsekabettarafbetbahsegelgalabetimajbetbetwoontempobetmaltcasinoBayspinbetlikejojobet girişredwinstarzbetjojobetnakitbahiscasibomPusulabetomegleholiganbetbettiltbetsatparmabetceltabetcasibomcasibommarsbahis güncel adrestümbettümbettümbethttps://www.elektroniksigarasmok.com/iqos-ilumabahiscom yeni giriş1xbet hızlı girişmarsbahis yeni girişhttps://www.elektronikesigaram.com/onwinhiltonbetbağlama büyüsümatbetpusulabetimajbetmarsbahisholiganbettimeisworth.comkartal web tasarımdinamobetholiganbetsahabetcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomcasibomonwincasibombetparkvozolcasibommarsbahiscasibomsahabetkralbetMostbet (güncel giriş)vdcasinojojobetgrandpashabettipobetcasibomnakitbahisbets10mobilbahiscasibomcasibommeritkingBayspinPiabellacasinocasibombahsegelsekabetholiganbetZ-Librarybaywinartemisbetmarsbahisonwinmariobetdumanbetganobetbetebetbetebetcasibom