Doação para Fundo Municipal do Idoso pode ser deduzida do Imposto de Renda

Uma opção para quem quer pagar menos na hora de Declarar o Imposto de Renda e, ainda assim, realizar uma boa ação é fazer uma doação para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. A alternativa é apoiada por uma campanha lançada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

As pessoas físicas, no ato da declaração, podem destinar até 3% do imposto apurado, já as pessoas jurídicas, até 1% do imposto pago sobre o lucro real. De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDI), Leonardo Araujo, a campanha tem como objetivo promover melhores condições de vida para as pessoas idosas. “Com esses recursos será possível executar projetos, programas e ações voltadas ao bem-estar desse público”, explica.

Saiba como fazer a doação no ato da Declaração Anual de Ajuste:
1- Ao preencher a declaração, em “Opção pela Tributação”, escolha a declaração completa, ou seja, “Por Deduções Legais”
2- Em “Fichas da Declaração”, role a barra e escolha “Doações Diretamente na Declaração”;
*Será aberta uma aba do Programa com duas opções , escolha o Fundo Municipal do Idoso;
3- Em “Tipo de Fundo”, escolha o Fundo Municipal, em seguida preencha o valor a ser doado respeitando o limite de até 3% do imposto devido, na caixinha “valor disponível para doação” o próprio programa indica o limite disponível. Após escolher o Fundo e Valor, clique em OK.*Ao confirmar o valor, o programa emitirá o Documento de Arrecadação de Receitas (DARF). Em imprimir clique na opção Darf –Doações Diretamente na Declaração- IDOSO escolha o recibo, clique em OK e imprima o Darf;
*Pronto! É só pagar o Darf até a data de vencimento.

Dados do Fundo Municipal da Pessoa Idosa:
Razão Social: Fundo Municipal da Pessoa Idosa
CNPJ: 43.769.359/0001-30
Dados Bancários: Agência: 0626 – Caixa Econômica Federal
Conta Corrente: 710310
Operação: 006

Skip to content