Com ato cívico, Vitória de Santo Antão celebra 179 anos da elevação de vila à categoria de cidade

Para marcar a passagem dos 179 anos da elevação de Vitória de Santo Antão à categoria de cidade, a Prefeitura da cidade celebrou a data, nesta sexta-feira (06/05), com ato cívico. Com a participação do prefeito Paulo Roberto, do vice-prefeito Edmo Neves, do deputado estadual Joaquim Lira, além de vereadores, secretários municipais e da sociedade civil, a programação foi realizada na Praça 03 de Agosto, em frente à Câmara de Vereadores, no bairro do Livramento, e contou com apresentações da Orquestra Sinfônica Jovens da Vitória e da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto, além do hasteamento das bandeiras e pronunciamentos das autoridades.

A data foi instituída em 1843, quando o vilarejo deixou de ser Vila de Santo Antão para se chamar Vitória, em homenagem ao combate bem sucedido contra os holandeses na Batalha do Monte das Tabocas. O evento para comemorar a data histórica foi realizado pela primeira vez no município. “Atos como esse são importantes para fazer com que o sentimento de pertencimento seja despertado na população e nossa história possa, então, ser valorizada”, destaca o prefeito Paulo Roberto. “Ao relembramos o dia 6 de maio de 1843, fazemos com que nossos cidadãos tenham esse referencial histórico e possam ser conhecedores do nosso passado”, acrescenta o vice-prefeito professor Edmo Neves.

O ato foi organizado em parceria pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa. “Estamos levando para a sala de aula a valorização da nossa história para que nossas crianças crescem com o sentimento de pertencimento, que é de grande relevância para o desenvolvimento da nossa cidade”, pontua o secretário de Educação, Carmelo Souza. A programação da data será encerrada com apresentação de forró pé de serra e feira de artesanato, a partir das 16h, na Praça Dom Luís de Brito, bairro da Matriz.

Skip to content