Aconteceu nesta quarta-feira (24), em Vitória de Santo Antão, o 1º Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O evento foi realizado no cinema do Vitória Park Shopping, com início pela manhã, e reuniu várias pessoas ligadas à discussão da causa, representantes da Justiça, entidades civis e estaduais, além de diretores da Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania local.
O fórum teve como premissa, a discussão das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), com vistas à informação e mobilização, identificação, proteção, monitoramento, defesa e responsabilização das variantes que envolvem a temática proposta. Jailda Pinto, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), enalteceu o encontro.
“Essa é uma discussão muito importante, porque o trabalho não pode tirar ninguém da escola e do aprendizado. A criança precisa vivenciar sua fase, que passa rapidamente. Vitória tem se preocupado em trazer à tona esse assunto e isso é muito salutar para que todos saibam a dimensão desses direitos. Uma iniciativa muito promissora que o município vem fazendo”, destacou a visitante.
Também ocorreram, na oportunidade, as palestras de Anderson Rafael Lima da Silva e Leonidas Leal da Silva, especialistas do setor. Eles foram mediados por Maciel Edvaldo, coordenador das ações do Aepeti. “Hoje, aqui, estamos vivenciando uma realidade da nossa gestão, que é pensar nas futuras gerações. Desde que assumimos, conduzidos pelo prefeito Paulo Roberto, nos preocupamos com o futuro de nossas crianças e em garantir a dignidade humana. É um momento marcante para a cidade”, finalizou Aderval Barros, secretário de Assistência Social, Juventude e Cidadania.