Vitória lança programação dos 380 anos da Batalha das Tabocas, que ocorre neste domingo

Vitória de Santo Antão comemora mais um ano da Batalha do Monte das Tabocas, neste domingo (03/08), com atividades diversas, incluindo ações cívicas, esportivas e religiosas. Na tradicional data, a cidade relembra os 380 anos do primeiro confronto da Insurreição Pernambucana, ocorrido em 1645.

Com a vitória local consagrada, a Terra das Tabocas passou a celebrar a passagem do marco histórico com solenidades. Neste ano, por exemplo, ocorrem a 45ª Corrida das Tabocas e o 4º Passeio Ciclístico, além da missa campal conduzida por Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife.

Ainda durante o evento do Três de Agosto, será realizada a procissão de Nossa Senhora de Nazaré, que inicia na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Água Branca, e prossegue ao próprio Monte, onde acontecerá apresentações culturais, a partir do meio dia. A programação geral começa às 5h e pode ser conferia ao final da matéria.

“Corrida, shows, serviços e muitas outras atividades sempre são realizadas durante esse dia festivo. É uma missão nossa fazer com que a data tenha sua importância reafirmada e de convocar as pessoas para irem ao Monte, que, aliás, tem várias opções de diversão durante o ano, como as trilhas, por exemplo”, salientou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte).

O Centro Municipal Educacional Pedagógico Batalha das Tabocas (CMEP), situado no local, é um dos exemplos de valorização desse recorte da história. Constantemente, escolas municipais são levadas para passeios pedagógicos para que os alunos aprendam sobre o Sítio Histórico. “Eles fazem trilhas, oficinas e dinâmicas educativas que abordam a topografia da região, vegetação, arqueologia e os eventos históricos relacionados à batalha”, explicou o secretário de Educação, Carmelo Souza.

O prefeito do município, Paulo Roberto, tem acompanhado de perto todas as intervenções relacionadas ao Monte das Tabocas. O gestor reforça o convite e enaltece a relevância do evento. “É um evento que todas as pessoas deveriam participar e conhecer. Venham ver de perto um capítulo de nossa história. A Batalha das Tabocas representa resistência, identidade e orgulho para o nosso povo. Aqui nasceu o sentimento nativista do povo brasileiro. Preservar esse legado é um dever coletivo. Cuidar do Monte das Tabocas, valorizar nossos símbolos históricos e manter viva a memória dos que lutaram por um futuro melhor é garantir que as próximas gerações conheçam e respeitem a história que nos trouxe até aqui”, destacou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
1º DE AGOSTO
* Manhã e tarde – Atividades com alunos da rede municipal e comunidades
* Serviços gratuitos das secretarias

DIA 02 DE AGOSTO
* Manhã e tarde – Atividades com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
* Serviços gratuitos das secretarias

DIA 03 DE AGOSTO
PRAÇA PADRE FÉLIX BARRETO – LIVRAMENTO
5h – Concentração para a Meia Maratona
5h30 – Largada da Meia Maratona (21km)
Caminhada inclusiva (saindo do Livramento, indo até a Av. Mariana Amália e voltando)
Largada da Corrida de 12 km
Largada do Passeio Ciclístico

ÁGUA BRANCA – PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
8h – Saída da Procissão de Nossa Senhora de Nazaré

MONTE DAS TABOCAS
8h – Início dos atendimentos e serviços gratuitos;
9h30 – Atos cívicos;
10h30 – Missa campal presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife;
12h – Início das apresentações culturais.

Pular para o conteúdo