No gabinete da gestão municipal nesta terça-feira (30), o prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, assinou uma carta de intenção junto ao Instituto Federal de Educação (IFPE), para a criação de um jardim botânico na cidade. Além do gestor do município, a parte integrante da assinatura foi feita pelo diretor-geral do IFPE Campus Vitória, Luís Lucas Dantas da Silva, e teve o aval de secretários da gestão, servidores de ambas as partes e o vice-prefeito Edmo Neves.
O jardim botânico, que deve funcionar de forma pública nas dependências do campus, desempenhará papel importante na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, na regulação hídrica local, na manutenção da qualidade do ar e na preservação da biodiversidade, além promover o ecoturismo.
“Essa é uma assinatura importante para mostrar nossa responsabilidade. O local do jardim será o Setor de Agricultura Três de nossa unidade, mas que graças à parceria com a prefeitura se tornará público para que as pessoas possam visitar. É um espaço conhecido como Mata do CRC, de extrema relevância para a qualidade de vida da população e para a sustentabilidade urbana”, salientou Luís.
A área receberá os ajustes técnicos necessários para atender a sua nova finalidade e, muito em breve, deve ser aberta à visitação. “Vamos continuar fazendo esse trabalho integrado para que a cidade continue se desenvolvendo. Assim como nosso parque ecológico, teremos agora uma outra imensa área de verde para que as pessoas tenham lazer e bem-estar. Em breve, teremos mais novidades”, garantiu Paulo Roberto, prefeito.