Vitória de Santo Antão deu um passo significativo no fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres ao instituir, por meio da Lei nº 5.079/2025, o Dia Municipal de Conscientização e Combate ao Feminicídio. Para marcar a data, foi realizada, nesta segunda-feira, uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, por meio da Secretaria da Mulher. A iniciativa também prestou homenagem à memória de Juliana Raíssa Lima Silva.
O encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes de órgãos de defesa da mulher, reforçando a integração institucional no enfrentamento à violência de gênero. Participaram o vice-prefeito Edmo Neves; a vereadora Ana Paula Bezerra; o secretário de Segurança, Décio Filho; o vereador Marcos da Prestação; e a secretária da Mulher, Thaís Xavier. A atividade também contou com a presença da palestrante Claudia Mollina e da delegada da Mulher, Danúbia Andrade.
Durante o evento, a secretária da Mulher, Thaís Xavier, ressaltou a importância do engajamento coletivo na prevenção à violência.
“Hoje é um dia importante para a cidade da Vitória de Santo Antão. Que nós, enquanto sociedade, possamos nos unir e combater todas as demais violências para que não cheguemos ao feminicídio”, frisou.
A vereadora Ana Paula também destacou a necessidade de ampliar a consciência social sobre o tema.
“A gente sabe da questão do feminicídio, da violência doméstica e tantas outras violências que hoje cercam nós mulheres. Então é importantíssima essa consciência de toda a sociedade no que diz respeito à defesa da mulher, a tomar conta dessas mulheres, a respeitar e a acolher”, afirmou.
O vice-prefeito Edmo Neves reforçou o compromisso da gestão municipal com a proteção das mulheres.
“Foi um momento de reflexão e reafirmação do nosso compromisso com a proteção das mulheres. O feminicídio fere famílias e toda a cidade, e seguimos juntos trabalhando para fortalecer ações de prevenção, acolhimento e segurança”, ressaltou.


