Vitória realiza Fórum Comunitário do Selo Unicef e busca reconhecimento universal pela segunda vez

Ocorreu nesta quinta-feira (04), em Vitória de Santo Antão, a 1ª edição do Fórum Comunitário do Selo Unicef referente ao ciclo 2025/2028. O evento teve o objetivo de discutir e vitalizar o plano de ação para garantir a renovação do Selo, já adquirido no período 2021/2024. A conquista é um reconhecimento universal de que a cidade alcançou padrões elevados em áreas vitais como Assistência Social, Saúde e Educação, refletindo seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento da cidadania local.

A cerimônia desta quinta, ocorrida no Teatro Tabocas, na UNIFACOL, contou com atores da sociedade civil, participantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), diretores da gestão, secretários municipais, entidades de desenvolvimento humano, servidores, além do prefeito e vice do município, Paulo Roberto e Edmo Neves. Durante o Fórum, também foram apresentados dados e indicadores das áreas envolvidas sobre os desafios e propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público-alvo.

A secretária da Primeira Infância e articuladora local do Selo, Waleska Barros, conduziu as falas da mesa de honra. “Esse momento representa um avanço importante no compromisso da cidade com a garantia de direitos. O Fórum é um espaço essencial para ouvir diferentes setores da sociedade e construir, de forma participativa, estratégias que melhorem a vida de nossas crianças e adolescentes. É o resultado de uma gestão comprometida em investir nas políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes”, frisou Waleska.

O Selo Unicef existe há quase três décadas e a cidade só conseguiu conquistá-lo na gestão do prefeito Paulo Roberto, após iniciativas relevantes como inauguração de CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil), reformas em escolas, e núcleos dedicados a cuidar de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, que é o caso do Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI).

“Quando nós trabalhamos com orgulho e temos uma equipe que se dedica para fazer aquilo que tem que ser feito, os resultados acontecem. O que estamos realizando hoje terá resultado muito proveitoso no amanhã, com nossas crianças e adolescentes bem cuidados, conscientes, valorizados e sabendo seus direitos e deveres. A cidade caminha a passos largos para o desenvolvimento de nossas futuras gerações, para uma Vitória que seja ainda melhor de se viver”, enfatizou Paulo Roberto, gestor municipal.

O SELO

É uma iniciativa da UNICEF que reconhece e incentiva municípios brasileiros a priorizar os direitos de crianças e adolescentes. Com 26 anos de existência, o programa busca promover avanços reais em áreas como saúde, educação e proteção, nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal. Ao participar, os municípios se comprometem a manter políticas públicas voltadas para a infância e adolescência, monitorar indicadores sociais e implementar ações que garantam os direitos das crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão é voluntária e contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Acessar o conteúdo