Foram divulgados nesta sexta-feira (06/02), os homenageados do Carnaval da Vitória de Santo Antão 2026. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Roberto ao lado da comissão organizadora do evento que, inclusive, já teve início com realização de ensaios de rua e prévias desde o início de janeiro. Recebem as homenagens o presidente do Clube dos Motoristas – O Cisne, Ozias Valentim; o casal Joel Neto e Lourdinha Carneiro; o compositor Carlos Almeida, e o Clube Urso Preto, que completa 100 anos de fundação.
Cada um desses tem fortes contribuições ao Carnaval Vitória das Alegorias, a exemplo de Ozias, que ajudou a fundar a Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense (ACTV). Ressalta-se também que além de estar à frente do Cisne e reformular a sede da agremiação, passou mais de duas décadas conduzindo o Bloco dos Pinguços. Já Joel Neto e Lourdinha Carneiro foram unidos pela paixão do Carnaval. Juntos há mais de cinquenta anos, são foliões assíduos e entusiastas da folia vitoriense, deixando um legado na antiga presidência do Clube Vassouras O Camelo.
Natural de Olinda, Antônio Carlos de Almeira, adotou Vitória como seu lar secundário e sempre expressou o amor pela cidade com a ponta do lápis e algumas notas de violão. Desde que chegou à cidade, em meados dos anos 2000, Carlos Almeida tem se dedicado a expressar o amor que sente pela Terra das Tabocas. Entre as suas canções lançadas, são destaques “Vitória te amo”, “Te quero Vitória”, “A Zebra chegou”, entre outras, traduzindo em versos a Praça da Matriz, o Clube de Fados Taboquinhas, o padroeiro Santo Antão, e o cheiro de infância das brincadeiras carnavalescas.
O Clube Carnavalesco Urso Preto foi fundado em 27 de fevereiro de 1926 por um grupo de amigos que se confraternizavam na Praça da Rua Amarela. Entre os vários goles de bebida e conversas de bar, surgiu a ideia de criar uma agremiação para integrar a folia vitoriense, já consagrando o nome de batismo e o Bairro dos Ferreiros como local de saída. Depois, a ideia embrionária criou raízes no Bairro Nossa Senhora do Amparo, onde residem os novos diretores da agremiação e, desde esse passado recente, segue como local da concentração e início do cortejo. Com 100 anos de fundação prestes a se completar, o legado segue vivo e a história preservada.
“Vitória eterniza nomes que contribuem com a sua história e o nosso Carnaval faz parte dessa trajetória. Os nossos homenageados carregam o peso de contar a evolução de nossa folia, de relembrar as tardes e noites de baile, de trazer em prosas e versos o que Vitória de Santo Antão representa na cultura do Brasil. São nomes que carregam todo o conhecimento”, enfatizou Paulo Roberto.
Saiba mais sobre o evento: http://prefeituradavitoria.pe.gov.br/carnaval


