Prefeito sanciona lei que dá nome de Dr. Hélio Andrade à policlínica

O prefeito Paulo Roberto sancionou na manhã desta sexta-feira (13/08), a Lei 4.499/2021, de autoria do vereador Mano Holanda (PSD), que dá o nome do médico Hélio Andrade a antes denominada Policlínica da Criança. Participaram da cerimônia, o vice-prefeito, Professor Edmo Neves, o subprocurador do município Felipe Moura, o vereador autor da lei, a viúva do médico, Rosemary Andrade, os dois filhos e a neta, Isadora.


O vereador Mano Holanda lembrou dos tempos que trabalhou com Dr. Hélio. “Por muitos anos, toda sexta-feira a gente almoçava junto. Ele ia almoçar com o receituário do lado. Do mesmo jeito que ele atendia o filho do pobre, atendia o filho do rico”, lembrou Holanda.


O vice-prefeito lembrou a amizade familiar que nutre com a família de Dr. Hélio e destacou “na semana que iniciamos os trabalhos para tornar a cidade amiga da criança, com o selo da Unicef, a policlínica Pediatra Dr. Hélio Andrade chega para trazer um espaço de referência no cuidado da criança”.


O prefeito garantiu que fará do local referência no tratamento das crianças para toda região e lembrou que Dr. Hélio foi professor dele no terceiro ano e convidou todos os presentes a simbolicamente assinar a lei. “Quando você passar na frente, daqui a 60 anos, Isadora vai poder dizer aos seus filhos: aquela clínica tem o nome do bisavó de vocês!”, comentou o prefeito.


Histórico
Hélio Barros de Andrade nasceu em 17 de maio de 1959. É o segundo dos cinco filhos de Luís Boaventura de Andrade, seu Lula do Cine Iracema, e da professora Leonila (Lila) Vasconcelos Barros de Andrade. Formou-se na turma de 1982 na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE) e em 1986, também se formou em Licenciatura atual, Univisa.


Como médico, atuou por 37 anos, até o final de outubro de 2020, na semana antes de ser diagnosticado com a Covid-19. Esteve à frente do seu consultório particular por todo esse tempo Também atuou na saúde pública em Vitória de Santo Antão, Pombos, Glória do Goitá, Chã de Alegria, Lagoa de Itaenga e Limoeiro.


Pela prefeitura da Vitória, atuou em várias comunidades por mais tempo esteve no Alto Nossa Senhora do Amparo, Pirituba, Loteamento Conceição e, por último, na Policlínica da Criança, no Livramento. São incontáveis o número de pessoas que atendeu durante toda sua carreira devotada a cuidar, principalmente, das crianças.


Casou em 15 de abril de 1983, com sua prima, Rosemary, e permaneceram juntos por toda uma vida. Ao todo, foram 37 anos de casados. Tiveram 2 filhos e 5 netas e 14 afilhados/afilhadas. Em 12 de novembro de 2020 foi internado na UTI do Hospital Português, no Recife, e após uma brava luta pela vida sucumbiu às complicações causadas pela Covid-10 e três pneumonias bacterianas no dia 03 de janeiro de 2021. Foi velado, seguindo os protocolos sanitários impostos à época, na Igreja do Rosário, Dr. Hélio teve suas cinzas depositadas no mar de Porto de Galinhas, como sempre pediu em vida.

Skip to content