Ações na região central da cidade finalizam a Semana da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão, juntamente com as secretarias de Educação, Assistência Social, Juventude e Cidadania, e a Guarda Municipal, realizaram na manhã desta sexta-feira (27/08), atividades e serviços voltadas para pessoas com deficiência.

Teve orientação nutricional, práticas integrativas e complementares, orientação de higiene e cuidados com a saúde bucal, aferição de pressão arterial, vacinação contra a tríplice viral e gripe comum (influenza). As pessoas também puderam fazer o cartão do SUS, receber mudas de plantas medicinais e não medicinais, emitir a carteira de livre acesso, a 1ª via do RG, e serem orientadas sobre BPC. Também puderam contemplar apresentações culturais.

Para a professora Amélia Batista, mãe de Maria das Graças, uma mulher cadeirante que é aluna do Grupo Escolar Municipal Mariana Amália, a dedicação com sua filha é uma prioridade. “Percebemos a valorização das pessoas com deficiência nesta gestão, mesmo em meio a uma pandemia, tanto ela, quanto tantas outras pessoas estão sendo reconhecidas, e ela quer participar de todas as atividades disponíveis pelo município, são muitas conquistas. Fico muito feliz. São 53 anos de muita luta” destacou a professora.

Comentário que foi comemorado pela coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência, Renata Mariana que percebeu o reconhecimento do trabalho pelos usuários do sistema de saúde municipal. “Ficamos bastante felizes e realizados em participar de um momento tão importante. A inclusão. Ofertar os serviços de saúde e perceber que todos estão trabalhando em conjunto para um bem comum, é maravilhoso”, disse a coordenadora.

Para a secretária de Saúde, Bruna Dornelas a intenção é estar sempre prestando serviços de qualidade e igualitários para todos. “Não é apenas uma semana, é uma vida inteira de conscientização e de muita luta para as pessoas com deficiências. Estamos sempre disponíveis para oferecer o melhor para todos. Foi um dia de muita produtividade e saúde para a população vitoriense”, frisou Bruna Dornelas.

Assim como a secretária, o prefeito Paulo Roberto reconhece que essa é a luta diária das pessoas com deficiência e seus cuidadores. “Nós como governo, estamos trabalhando para todos. Na Semana da Pessoa com Deficiência fizemos questão de que o município tivesse outro olhar, uma visão de igualdade, de que políticas públicas voltadas para os deficientes sejam efetivadas, que tenham visibilidade e voz”, comentou o prefeito. “Foi uma semana enriquecedora, além do que as pessoas que tem alguma deficiência têm a importante participação na nossa gestão”, finalizou o prefeito que participou das atividades na manhã desta sexta-feira na praça da Matriz.

Skip to content