Dia Mundial Sem Carro é celebrado em Vitória com ações de saúde, corrida e caminhada

Para marcar a passagem do Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta quarta-feira (22/09), a Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (AGTRAN), a Agência de Meio Ambiente e Sustentabilidade (AMAVISA), a Secretaria de Saúde e Bem-Estar e a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura da Vitória de Santo Antão promoveram no início da manhã uma corrida e caminhada com percurso de aproximadamente 3km.


Os participantes fizeram alongamentos no Pátio da Matriz e de lá seguiram pelas ruas do Centro, Livramento, retornando para o local da concentração. A ação, que integra a Semana Nacional de Trânsito, também contou com serviços de saúde, como aferição de pressão e glicose. Entre os corredores, o prefeito Paulo Roberto destacou a importância das atividades físicas. “Ações como essa são importantes não só para a preservação do nosso meio ambiente, como também para a saúde das pessoas. A prática do esporte é fundamental para uma saúde melhor”, destacou o gestor.


De acordo com um levantamento do Denatran, Vitória é o 308º município brasileiro com mais veículos licenciados. Entre os municípios pernambucanos, a cidade figura no 8º lugar neste mesmo ranking, com 47.040 veículos, entre motocicletas, reboques, automóveis, caminhões, tratores e ônibus.


Um trecho da Praça da Matriz também esteve bloqueado para a passagem de veículos, destinado exclusivamente para o uso pedestres. “Nosso foco é a conscientização para que o uso do carro seja naquelas ações realmente necessárias, para melhorarmos tanto a mobilidade urbana, quanto a questão do meio ambiente. Uma das preocupações da gestão é a mobilidade urbana. É uma bandeira que nós vemos levantando desde sempre”, explicou Marcelo Torres, diretor-presidente da AGTRAN.

Skip to content