Moradoras da zona rural de Vitória participam de curso de agricultura orgânica da Secretaria da Mulher

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Bezerros, a Secretaria da Mulher da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, promoveu, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola, um curso de agricultura orgânica. A ação foi ministrada por pelo engenheiro ambiental Elisandro Damasceno.

Mulheres do Distrito de Pirituba e do Sítio Cipoal – ambas comunidades de Vitória – tiveram a oportunidade de plantar coentro, espinafre, rúcula, alface e berinjela, como forma de incentivo ao empreendedorismo no campo. Segundo Karla Melo, coordenadora de capacitações da SecMulher Vitória, a iniciativa também recebeu o apoio da Secretaria da Mulher de Pernambuco, com a previsão de mais cursos no mês de outubro.

“Teremos também, em parceria com associações, um curso de culinária para prover a essas mulheres o direito de empreender, de terem alguma profissão para seguir e viverem empoderadas, vivendo do seu próprio trabalho”, destacou Karla.

O curso ocorreu no Parque de Exposição e Vaquejada Joaquim Rodrigues de Lira. “Essa articulação só foi possível graças ao apoio do prefeito Paulo Roberto, que vem viabilizando condições para que o trabalho da Secretaria da Mulher seja feito da melhor forma possível. Temos também como grandes aliados, as associações comunitárias, que encaram os desafios e as experiências que surgem para realçar a força das mulheres”, finalizou Rosa Santana, secretária executiva da pasta.

Fotos: Dayvson Afonso

Skip to content