Vitoria Educadora

O que é o Pacto Vitória Educadora?

O entendimento de Cidade Educadora conceitualiza a cidade como território educativo, onde seus diferentes espaços e personagens são notados como agentes pedagógicos, que assumam uma personalidade educativa e auxiliem no processo educacional de indivíduos também fora do âmbito escolar. Sua concepção é ampla e compreende ações em todos os níveis e setores da gestão pública e privada, envolvendo atores sociais de diferentes espaços e cenários.
Com o Pacto Vitória Educadora, Vitória de Santo Antão passa a fazer parte da AICE -Associação Internacional das Cidades Educadoras (detalhes abaixo), como o primeiro município de Pernambuco e o segundo do Nordeste a fazer parte de um movimento internacional, que contempla mais de 500 cidades pelo mundo, pactuando entre seus agentes públicos e sociedade civil a criação e viabilização de projetos e ações que norteiem e transformem a educação no município e, por consequência, a cidade e seus cidadãos.

O que é o Movimento Cidades Educadoras?


O movimento Cidades Educadoras nasceu em 1990, com base no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, na Espanha, quando um grupo de cidades representadas por seus governos locais, pactuou o objetivo comum de trabalhar juntas em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, a partir da sua participação ativa na utilização e evolução da própria cidade e de acordo com a carta aprovada das Cidades Educadoras. Surgiu então a AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras, órgão sem fins lucrativos constituído como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais, que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da Associação, independentemente das suas competências administrativas.
No início do ano 2020, o seu número de membros ascendia a mais de 500 cidades de 36 países distribuídos por todos os continentes.

Carrinho de compras