Prefeitura da Vitória inicia distribuição de sementes para incentivar o plantio do milho

Choveu no dia de São José (19/03) e como é tradição entre os agricultores nordestinos, é hora de plantar o milho para a colheita do período junino. Para incentivar o plantio e enriquecer a safra do milho, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, iniciou a entrega de sementes de milho aos pequenos produtores e agricultores familiares da zona rural do município.

Ao todo serão distribuídas duas toneladas de sementes de milho, atingindo uma área aproximada de 400 hectares, por intermédio de um cadastro prévio feito pela Secretaria com os conselhos de agricultura, associações e líderes comunitários. A ação inicial distribuiu cerca de 70 quilos e beneficiou moradores do Distrito de Pirituba e localidades vizinhas, como Várzea Grande, Tabocas, Lagoa Queimada e Campina Nova 1, 2 e 3.

A entrega ocorreu com a presença do vice-prefeito da cidade, Professor Edmo Neves, e contou com a participação de lideranças locais, entre elas, a subprefeita de Pirituba, Núbia Meira, que acompanha há anos o cotidiano dos produtores rurais daquela região. “Essa entrega vai fortalecer os agricultores, que tiveram queda de produção durante a pandemia. A esperança do homem do campo se renova com essa doação”, enfatizou Núbia.

Além das sementes, a Secretaria de Agricultura também disponibilizou aos agricultores o serviço de aração de terra, para garantir a fertilidade do solo e assegurar uma boa colheita. “Vitória tem uma capacidade de produção agrícola muito grande, mas para isso o terreno precisa ser cuidado da forma correta para que os resultados sejam vantajosos para o homem do campo”, esclareceu Luiz Jorge, secretário da pasta.

“O nosso trabalho não se volta apenas para o setor urbano, pois é também do campo que se extrai o sustento de muitas famílias e alavanca a nossa economia. Vitória possui uma imensa zona rural. Agora incentivada, tornará o município um potencial produtor dos mais variados alimentos”, concluiu Professor Edmo Neves, vice-prefeito.

A expectativa da Prefeitura da Vitória é distribuir as demais sementes nos próximos dias, tendo em vista o número de localidades rurais que sobrevivem do plantio. A solicitação para aração de terra pode ser solicitada pelo número: (81) 3145-1630.

Fotos:: Tiago Acioli

Skip to content