Prefeitura da Vitória prepara programação especial para o Agosto Dourado Lilás

O mês de agosto é dedicado à conscientização de duas causas importantes, uma delas é o incentivo à amamentação, representado pela cor dourada, a outra é o combate à violência contra mulher, traduzido pela cor Lilás. Para dar visibilidade às temáticas, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria Executiva da Mulher, Secretaria de Saúde e Bem-Estar e Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania, preparou uma programação especial voltada às mulheres vitorienses.

A cada sexta-feira do mês um bairro diferente receberá uma série de ações para atender esse público. Neles haverá a realização de feira de economia criativa e solidária, na qual mulheres, a partir de materiais arrecadados, venderão produtos gastronômicos ou organizarão um brechó, e o total das vendas será revertido para elas.

De acordo com a secretária-executiva da Mulher, Rosa Santana, essa é uma forma de estimular o empreendedorismo e empoderar a classe feminina. “Sabemos que um dos fatores para que a mulher não se distancie do seu agressor é a dependência financeira. Queremos despertar nela esse espírito empreendedor e dar suporte para que possa produzir a sua renda, fazendo assim que seja mais fácil abandonar o ciclo de violência”, pontua.

Outra ação de visibilidade será o ‘mamaço’ organizado nas praças das localidades para encorajar as mulheres a amamentarem. “Esse será um ato simbólico, no qual convidaremos as mulheres lactantes para amamentarem seus filhos e, assim, chamarem a atenção para o aleitamento materno e resgatar a naturalidade do ato de amamentar. Algo de extrema importância para o desenvolvimento da criança, mas que tente a ser desestimulado pela sociedade”, coloca a coordenadora de Saúde da Mulher, Carolina Mesquita.

Durante as ações, também haverá palestras sobre amamentação, violência contra mulher e orientações sobre saúde bucal na primeira infância. As mulheres que participarem da programação também poderão confeccionar o cartão SUS e se inscrever no CadÚnico, além de receber plantas medicinais produzidas pelo projeto Farmácia Viva.

O primeiro local a receber as atividades será o distrito de Pirituba, na Zona Rural, nesta sexta-feira (06/08), das 9h às 19h. Depois, as ações seguem ocorrendo na Matriz, no Lídia Queiroz e na Bela Vista nas próximas sextas.

Skip to content