Índices do Saepe 2021 apontam melhora na qualidade do ensino da rede municipal da Vitória

A qualidade de ensino da rede municipal da Vitória de Santo Antão obteve melhora, segundo os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) 2021. Dentro das 13 cidades que compõem a GRE Mata Centro, a cidade ficou em 3º lugar no ranking de crescimento nos resultados dos 5º anos (1,5%) e 9º anos (4,1%) do ensino fundamental.

Ainda segundo os índices, a Escola Municipal Madre Tarcisia também teve o melhor resultado entre as demais instituições da GRE Mata Centro, na categoria 9º anos. Já com relação aos dados comparados à última avaliação, as escolas municipais que tiveram destaque foram: Escola Madre Tarcisia, com crescimento de 46,2% na proficiência geral do 9º ano; Escola Municipal Santo Yves, com crescimento de 23,2% no 2º ano; e Escola Prefeito Manoel de Holanda Cavalcanti, com 18,8% no 5º ano.

O objetivo do Saepe é produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar, contribuindo diretamente para o planejamento de práticas pedagógicas adequadas às necessidades dos alunos. A avaliação foi realizada de forma censitária de testes de língua portuguesa (leitura) e matemática, aplicados aos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental.

“Mesmo com a pandemia, nós criamos planejamentos e ações que surtiram os efeitos que já estão aí aparecendo. Isso é fruto de um trabalho muito sério, com muita responsabilidade. Nós tivemos a ideia das aulas na TV, no rádio, na internet, além do material impresso e assistência que foi dada, com todo o empenho da equipe, que estão todos de parabéns, inclusive nossos alunos. E vamos em frente, que novos resultados positivos irão surgir”, destacou Carmelo Souza, secretário de Educação do município.

O prefeito Paulo Roberto também celebrou a melhora dos índices. “Mesmo com o sistema em formato remoto, tivemos esses bons resultados. Isso é a prova que o trabalho da gestão está seguindo o caminho certo, tudo isso graças ao apoio de todos profissionais, professores, gestores, pais e alunos”, disse.