Vitória de Santo Antão torna-se primeira “Cidade Educadora” de Pernambuco

O município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, se tornou, nesta terça-feira (16/03), o primeiro de Pernambuco e o segundo do Nordeste a fazer parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras. O movimento, que surgiu em 1990 na Espanha, e hoje conta com mais de 500 municípios membros espalhados pelo mundo, sendo 26 no Brasil, tem o objetivo de viabilizar projetos e ações que norteiem e transformem a educação nos municípios e, por consequência, a cidade e seus cidadãos.

A adesão, lançada ontem com a presença de políticos, secretários e empresários, depois de ser transformada em lei e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores da Vitória, recebeu o título de Pacto Vitória Educadora.

De acordo com o prefeito Paulo Roberto, a gestão municipal buscará parcerias com outros atores públicos e privados para colaborar na implementação de iniciativas que ajudem a levar a educação para além dos muros da escola. “Estamos engajados em trazer o máximo de colaboradores, sejam eles empresas privadas, instituições públicas ou mesmo os próprios cidadãos, para transformar a nossa cidade em um território educativo, no qual os indivíduos participem de um processo educacional também fora do âmbito escolar”, explica.

A adesão de Vitória ao movimento ocorreu em tempo recorde, pouco mais de um mês, como destaca o professor universitário Alexandro Machado, coordenador do Cidade Educadora em Porto Alegre e consultor para a implementação da iniciativa em Vitória. “Isso foi possível graças a vontade política e o empenho da gestão municipal em transformar a educação em Vitória”, pontua.

Durante o lançamento do Pacto Vitória Educadora, foram apresentados alguns projetos elaborados de maneira transversal pelas secretarias, e o primeiro ato da gestão municipal após aderir ao movimento internacional ocorreu com a doação de um terreno de 4219, 79 m² para o Centro Acadêmico da Vitória (CAV), campi da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na cidade. Em contrapartida, a instituição se compromete a colaborar com a implementação do cidade Educadora. “Com a cessão desse terreno, vamos poder ampliar o CAV e consolidar a interiorização do ensino público na região”, disse Alfredo Gomes, reitor da UFPE. Na ocasião, o prefeito Paulo Roberto foi agraciado, por seu empenho em prol da educação, com a medalha que celebra os 75 anos da universidade.

Ao longo da cerimônia também foi apresentado a iniciativa Mulheres Empreendedoras, onde o município da Vitória estabeleceu uma parceria com a ONG Júnior Achievement Pernambuco (JA Pernambuco), que possibilitará a oferta de cursos de empreendedorismo para o público feminino no município.